Campanha SOS Araguaia para combater queimadas é lançada com apoio de empresas

Black Jaguar, Movida e Instituto Capitalismo Consciente Brasil se unem para salvar área do tamanho dos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro juntos

As queimadas se espalham pelo Brasil e um dos locais afetados é a região conhecida como Corredor de Biodiversidade do Araguaia, uma área que conecta dois dos mais importantes ecossistemas do mundo – a floresta Amazônica e o Cerrado. Com o objetivo de proteger as áreas de um dos maiores projetos de reflorestamento do mundo, na região central do Corredor, a Fundação Black Jaguar, a Movida e o Instituto Capitalismo Consciente Brasil se juntaram para lançar, nesta semana, a campanha SOS Araguaia, um projeto de arrecadação de fundos para enfrentar os incêndios nas proximidades dos municípios de Santana do Araguaia (PA) e Caseara (TO).

“Neste momento, precisamos estar todos unidos – iniciativa privada, governantes e população – em prol da construção de um país melhor e isso passa por restabelecer as áreas atingidas pelas queimadas nas últimas semanas. Nós já abraçamos esta causa junto com a Fundação Black Jaguar e o Instituto Capitalismo Consciente Brasil, mas precisamos que outras pessoas, se puderem, ajudem a salvar o Corredor de Biodiversidade do Araguaia”, comenta Renato Franklin, CEO da Movida.

A Fundação Black Jaguar atua no corredor de biodiversidade do Araguaia desde 2017 com ações de reflorestamento. Até o final de 2022, serão plantadas 1 milhão de mudas nativas às margens do Rio Araguaia. Serão 10 milhões de mudas até 2025.

AÇÃO IMEDIATA

Serão adotadas duas frentes de atuação imediata para proteger esta área de 2.700 km² que se equivale em tamanho à soma dos munícipios de São Paulo e Rio de Janeiro:

• A primeira ação terá caráter preventivo com o objetivo de evitar que as queimadas consigam passar de uma propriedade rural para outra. Para isso, serão criados e reforçados os aceiros, uma faixa limpa com auxílio de trator para separar fisicamente duas áreas suscetíveis ao fogo, evitando que se alastre para a área de vegetação e fazendo com que o incêndio seja mais facilmente controlado.

• A ação de combate ao fogo é a mais conhecida quando se trata de incêndios, com a utilização de água. Além de extinguir as chamas com jatos d’água, é necessário realizar o rescaldo da área, ou seja, molhar o local que já pegou fogo para evitar que um novo foco de incêndio ressurja.

Pretende-se arrecadar R$ 100 mil para contratar tratores e pessoas capazes de criar e reforçar os aceiros e caminhões pipa para o combate imediato a focos de incêndio e rescaldo da área. A Campanha ainda visa fortalecer as ações da brigada de incêndios do Parque Estadual do Cantão (TO), Unidades de Conservação presentes no Corredor de Biodiversidade do Araguaia, vizinho às áreas em restauração.

As doações são realizadas através do site: http://www.sos-araguaia.fund/

Para garantir a transparência e a prestação de contas da campanha, a Fundação Black Jaguar utilizará a premiada plataforma de pagamentos WeLight.

Sobre a Movida Aluguel de Carros

A MOVIDA é uma empresa de aluguel de carros que oferece soluções inovadoras em mobilidade urbana para todo tipo de necessidade. Pioneira em oferecer serviços como aluguel mensal para pessoa física, wi-fi no carro, pré-pagamento e chatbot nas redes sociais, foi a primeira locadora do País a ir além do carro e incluir o aluguel de bicicletas, triciclos e Tuk-tuks elétricos, ajudando a revolucionar o setor de locação no Brasil. Antenada aos novos tempos, investe em sustentabilidade, sendo a primeira locadora de veículos no mundo, listada em bolsa, a receber a Certificação de Empresa B, fazendo parte de um seleto grupo de companhias que têm como modelo de negócios o desenvolvimento socioambiental. No Brasil, foi a primeira a ter um programa como o Carbon Free, que neutraliza as emissões de CO2 das locações dos seus clientes.

Desde 2006 no mercado, a Movida foi adquirida em 2013 pela JSL, abriu capital em fevereiro de 2017 e hoje é uma das empresas da SIMPAR S.A. Com perfil inovador aliado a forte governança corporativa, atua tanto no varejo, com aluguel de carros, como no mercado corporativo, com a terceirização de frotas para empresas, além da venda de seminovos. Após investimentos de mais de R﹩9 bilhões nos últimos três anos, conta com uma frota de mais 105 mil veículos, 184 lojas de aluguel de carros e 66 de seminovos.

FONTE: SEGS

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.