Carro próprio é tendência em tempos de pandemia

Para evitar meios de locomoção como ônibus e metrô, jovens querem aprender a dirigir, e locadoras estão constatando aumento de procura por carro

Locadoras de carro têm registrado o interesse de uma nova clientela, que pretende evitar o uso de transporte público. Da mesma forma, os centros de formação de condutores (CFCs), novo nome das autoescolas, têm recebido mais jovens interessados em obter habilitação de carro e moto. Em ambos os casos, o objetivo é proteger a saúde e evitar contágio.

A babá Dayana de Oliveira, de 26 anos, decidiu que chegou o momento de comprar uma motocicleta. Para isso, ela está fazendo aulas para obter a carteira de habilitação.

Por causa da pandemia, o Detran-SP não está realizando provas para concessão de habilitação. Assim que possível, Dayana pretende fazer os exames e substituir o ônibus e o metrô. Ela mora no bairro da Casa Verde, zona norte de São Paulo, e trabalha no Pacaembu, na zona oeste.

O objetivo ao optar pelo transporte individual é diminuir a possibilidade de contágio. “Tenho um filho de dois anos, e assim o protejo.”

De acordo com o diretor do Centro de Formação de Condutores Veja, também localizado na zona norte da capital, Fernando Atorino, a decisão de Dayana confirma uma tendência. Mais jovens estão procurando veículo próprio (carro ou moto). “A procura de jovens (pelo curso) está sendo bem maior do que antes da pandemia”, diz.

Locação de carro tem aumento de procura

Pesquisa encomendada pela Movida revela que pessoas que nunca alugaram carros estão dispostas a experimentar a modalidade. O levantamento da locadora apurou que 47% dos entrevistados consideram a possibilidade de alugar um veículo, para evitar transporte de massa. Foram ouvidas 955 pessoas nos 26 Estados da federação e no Distrito Federal. A pesquisa mostrou que 54% deles nunca alugaram carro.

O comportamento reforça o sentimento de que neste momento de pandemia o transporte individual ganhou relevância, por garantir menor risco de contágio. Diretor executivo comercial e de marketing da Movida, Jamyl Jarrus informa que, em abril, logo no início da pandemia, a procura por locação caiu. Nessa fase, muitos motoristas de transporte por aplicativo devolveram os carros às locadoras. A razão foi a queda na procura do serviço. Ele garante que a partir de maio o movimento começou a voltar, e tem crescido desde então.

FONTE: JORNAL DO CARRO

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.