Como Avaliar uma Locadora de Veículos p/Compra (Método dos Multiplos)
Método 2 – Avaliação por múltiplos
Nesse tipo de avaliação, o valor de uma empresa é definido por meio de comparações com negócios semelhantes, geralmente listados em bolsa.
“O ideal é que as empresas sejam do mesmo setor, tenham portfólio de produtos parecidos e atendam o mesmo tipo de cliente”.
Empresas listadas em bolsa têm um valor de mercado conhecido — basta multiplicar o preço da ação pelo número total de ações que compõem seu capital.
“A avaliação por múltiplos é muito importante como referência”, diz Graff. “Isoladamente, é muito difícil usar esse tipo de avaliação para pequenas e médias empresas.”
A equação básica de qualquer múltiplo é uma simples divisão entre dois fatores. Em geral, a equação é a seguinte:
Nesta equação, o valor de mercado pode ser tanto o preço da ação, como uma transação de uma empresa comparável. O X é a variável que cria a relação de comparação possível entre as empresas.
- Múltiplos de lucro – Este provavelmente é o mais conhecido e popular dos múltiplos. É muito comum encontrar análises que apresentam múltiplos de Preço/Lucro (P/L ou P/E) de empresas. O mais comum que você provavelmente encontrará é o Preço por ação (P) dividido pelo Lucro por ação (L). Porém, existem outros tipos que consideram o EBITDA, EBIT.
- Múltiplos de valor patrimonial – Este é um múltiplo que se baseia no valor de mercado dividido pelo valor do patrimônio líquido da empresa.
- Múltiplos de receita – Este múltiplo é especialmente interessante para comparar empresas que atuam em mercados diferentes onde existam regras contábeis diferentes. Pois, como a receita é a primeira linha do resultado, ela é menos influenciada pelas regras contábeis. Enquanto que os múltiplos de lucro e valor patrimonial têm seus cálculos mais influenciados pelas regras contábeis.
- Múltiplos setoriais – Enquanto múltiplos de lucro, valor patrimonial e receita podem ser calculados e comparados entre empresas de setores diferentes, os múltiplos setoriais restringem a comparação a empresas do mesmo setor. O exemplo clássico é o da bolha da internet na década de 90, na época, como as empresas possuíam lucros e receitas muito baixas, as avaliações eram baseadas no valor de mercado/cliques. É preciso muita atenção para utilizar este múltiplo, pois a falta de parâmetro com outras comparáveis pode gerar falsas impressões.
Lembre-se que os valores devem ser padronizados e as comparações devem ser feitas com empresas similares. E por último, lembre-se também que assim como é fácil usar múltiplos, também é fácil cair em suas armadilhas. No segmento das locadoras de veículos, este método é mais recomendável para as grandes redes que tenham mesmo perfil de atuação, porte, forma jurídica.
Fonte: Revista Exame | https://financeiros.wordpress.com/
Paulo Henrique | especialista em locadoras de veículos e sócio da & Compra&Venda de Locadoras de Veículos.