Ford e Volkswagen finalizam parceria e farão até carro elétrico juntas

Dois anos atrás, a Ford e a Volkswagen anunciaram que exploravam a possibilidade de desenvolver veículos juntas. Um ano depois, virou uma parceria que ainda teria todos os detalhes acertados. Agora que o processo foi finalizado, as duas fabricantes explicam como funcionará.

A Ford irá desenvolver a nova geração da Ranger e uma van comercial com capacidade de carga de 1 tonelada, que servirão de base para modelos da Volkswagen como a Amarok. Já a marca alemã irá criar uma van menor de uso urbano. As duas também irão trabalhar juntas em veículos elétricos e autônomos.

O produto mais importante para o Brasil, sem dúvida, é a nova geração das picapes médias Ranger e Amarok. Como já noticiamos anteriormente, o lançamento de ambas está previsto para 2022, só que a Amarok passará a ser feita na África do Sul, enquanto a Ranger ainda não está confirmada para continuar na Argentina. No começo de 2023 será a vez das vans comerciais. O modelo menor será baseado no VW Caddy, enquanto o maior virá da substituta da Ford Transit. Por fim, a Ford irá usar a plataforma dedicada MEB para criar um veículo elétrico.

Oito milhões de vans e picapes podem ser produzidas durante o ciclo de vida destes produtos, segundo as duas fabricantes. Isso não inclui as mais de 600 mil unidades que a Ford espera produzir todos os anos do carro elétrico. Na semana passada, a Volkswagen investiu US$ 2,6 bilhões na Argo AI, empresa da Ford que trabalha no desenvolvimento de sistemas autônomos e que será usado pelas duas marcas na Europa e nos Estados Unidos.

Enquanto a joint venture entre as duas empresas compartilhe produtos e tecnologias, a parceria não envolve compra de ações. Na verdade, ambas fizeram questão de dizer que continuam a ser rivais. Isso significa que a nova Ford Ranger irá competir diretamente com a Volkswagen Amarok, mesmo que a Ford esteja desenvolvendo as duas. De qualquer forma, o acordo deve ajudar as fabricantes a economizar bastante nos custos de desenvolvimento e produção.

Fonte: https://motor1.uol.com.br/news/428095/ford-volkswagen-parceria-carro-eletrico/

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.