Localiza adota solução VMware para ampliar visibilidade de operações
Locadora de veículos amplia uso de dispositivos móveis para melhor experiência durante viagens
A Localiza, uma das principais empresas de aluguel de carros da América do Sul, adotou a solução Airwatch, da VMware, para ampliar o uso de dispositivos móveis nas agências e disponibilizar smartphones aos clientes para uma melhor experiência durante as viagens.
A ferramenta permitiu à Localiza visibilidade do que acontece na operação e segurança às informações.
Anteriormente, a empresa contava com uma tecnologia de gerenciamento de dispositivos que não suportava essas melhorias e buscou uma solução robusta que apoiasse sua estratégia de mobilidade com foco nos clientes. Além disso, o foco era ter visibilidade do que acontecia na operação, inclusive nos smartphones usados pelos condutores.
Mas, para confirmar que a mudança de solução não traria nenhum problema à operação, que é bastante complexa, a Localiza testou a tecnologia da VMware antes de finalizar o contrato com a fornecedora anterior.
Testes
Durante o período de testes, a locadora hospedou a operação de uma de suas agências na solução. Com isso, percebeu que a tecnologia não só respondia aos requisitos de negócios, como também era fácil de usar. Além disso, teria acesso a atualizações no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte ao lançamento de uma nova versão do sistema operacional das fabricantes de dispositivos móveis. Com a tecnologia anterior, esse processo levava algumas semanas.
A solução da VMware entrou em operação no começo de 2017, mas os resultados foram sentidos pela Localiza já na fase de testes. O uso de dispositivos móveis deu agilidade ao check-in e ao check-out, evitando filas e aumentando a produtividade dos funcionários. Conferiu, ainda, agilidade à rotina. Velocidade que se traduz em um volume maior de locações e, consequentemente, lucratividade.
Processo ágil
Para o cliente, os benefícios não estão apenas em um processo mais ágil. A locadora oferece a eles o Localiza Way, um smartphone com GPS inteligente, Spotify, tradutor e pacote de dados sem restrição de consumo, que pode, inclusive, ser compartilhado com o celular pessoal. A tecnologia também permite a comunicação com os motoristas das vans de Shuttle dos aeroportos e a disponibilização de wifi para os usuários da van.
Além disso, o Airwatch não permite a instalação de uma versão anterior a que está em uso, o que simplificou a distribuição de sistemas e aplicativos pela equipe de TI e conferiu segurança ao processo de atualização. A ferramenta também deu visibilidade ao uso do pacote de dados de cada aparelho, evitando atritos na experiência do cliente.
Fonte: ComputerWorld | Da Redação – 09 de Abril de 2018 – 14h48