Localiza adota solução VMware para ampliar visibilidade de operações

Locadora de veículos amplia uso de dispositivos móveis para melhor experiência durante viagens

Localiza, uma das principais empresas de aluguel de carros da América do Sul, adotou a solução Airwatch, da VMware, para ampliar o uso de dispositivos móveis nas agências e disponibilizar smartphones aos clientes para uma melhor experiência durante as viagens.

A ferramenta permitiu à Localiza visibilidade do que acontece na operação e segurança às informações.

Anteriormente, a empresa contava com uma tecnologia de gerenciamento de dispositivos que não suportava essas melhorias e buscou uma solução robusta que apoiasse sua estratégia de mobilidade com foco nos clientes. Além disso, o foco era ter visibilidade do que acontecia na operação, inclusive nos smartphones usados pelos condutores.

Mas, para confirmar que a mudança de solução não traria nenhum problema à operação, que é bastante complexa, a Localiza testou a tecnologia da VMware antes de finalizar o contrato com a fornecedora anterior.

Testes

Durante o período de testes, a locadora hospedou a operação de uma de suas agências na solução. Com isso, percebeu que a tecnologia não só respondia aos requisitos de negócios, como também era fácil de usar. Além disso, teria acesso a atualizações no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte ao lançamento de uma nova versão do sistema operacional das fabricantes de dispositivos móveis. Com a tecnologia anterior, esse processo levava algumas semanas.

A solução da VMware entrou em operação no começo de 2017, mas os resultados foram sentidos pela Localiza já na fase de testes. O uso de dispositivos móveis deu agilidade ao check-in e ao check-out, evitando filas e aumentando a produtividade dos funcionários. Conferiu, ainda, agilidade à rotina. Velocidade que se traduz em um volume maior de locações e, consequentemente, lucratividade.

Processo ágil

Para o cliente, os benefícios não estão apenas em um processo mais ágil. A locadora oferece a eles o Localiza Way, um smartphone com GPS inteligente, Spotify, tradutor e pacote de dados sem restrição de consumo, que pode, inclusive, ser compartilhado com o celular pessoal. A tecnologia também permite a comunicação com os motoristas das vans de Shuttle dos aeroportos e a disponibilização de wifi para os usuários da van.

Além disso, o Airwatch não permite a instalação de uma versão anterior a que está em uso, o que simplificou a distribuição de sistemas e aplicativos pela equipe de TI e conferiu segurança ao processo de atualização. A ferramenta também deu visibilidade ao uso do pacote de dados de cada aparelho, evitando atritos na experiência do cliente.

Fonte: ComputerWorld | Da Redação – 09 de Abril de 2018 – 14h48

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.