Projeto da 99 e BYD para expansão de carros elétricos usa tecnologia da IturanMob para gestão de frotas

Iniciativa contempla a instalação de plataforma em 300 carros da BYD e pode ser ampliado até 10 mil carros em 2025

A IturanMob, braço global de mobilidade da Ituran Brasil, autotech líder global em monitoramento veicular, está equipando com tecnologia de para gestão de frotas os 300 D1s EV, primeiro veículo elétrico feito sob medida para atender o mercado de transporte por aplicativo, que acabam de chegar ao Brasil em uma iniciativa da 99 e BYD para impulsionar a eletromobilidade no país.

A chegada dos veículos é parte das ações da Aliança pela Mobilidade Sustentável, criada e liderada pela 99 ao lado de mais 12 empresas de diferentes áreas. Com isso, a parceria entre a 99 e a BYD passa a oferecer a maior frota de veículos elétricos para uso no transporte de app do País, tendo São Paulo como cidade pioneira da iniciativa.

De acordo com Paulo Henrique ‘PH’ Andrade, CEO da IturanMob, inicialmente, o projeto contempla a instalação em 300 carros da BYD, mas pode ser ampliado até 10 mil carros em 2025.

“A plataforma e IoT (Internet das Coisas) da IturanMOB será responsável por toda gestão dos veículos, desde o cadastro dos motoristas que irão alugar os carros, gestão de carregamento, manutenção e pagamentos, além de monitorar o perfil de condução de cada motorista. Essas informações serão monitoradas tanto pela montadora BYD quantos pela 99; todos os carros contam com a pronta respostas da ituran”, explica o CEO da IturanMob.

No médio e longo prazo, a 99 perseguirá a meta de ter 10 mil carros elétricos em sua plataforma até 2025.

Os veículos elétricos que rodam pelo aplicativo da empresa, por ora, circularão apenas na cidade de São Paulo.

A 99, controlada pela chinesa DiDi, investiu R$ 35 milhões em ações de “mobilidade sustentável” no primeiro ano do projeto, segundo a empresa.

“Nós do IturanMob somos parte indissociável deste processo, uma vez que forneceremos toda a tecnologia para essa expansão. É um movimento não só pioneiro, mas de futuro”, classificou PH.

A empresa de mobilidade tem como meta alcançar mais de 1.000 veículos com zero emissão atuando no serviço de transporte de passageiros até o fim de 2023.

“A IturanMob nasceu da união de tecnologia de hardware e software das duas empresas para oferecer diferentes soluções de carsharing e carpooling ao mercado.  Acreditamos que as soluções de mobilidade ganharão mais espaço dentro de um novo modelo que ofereça elevado nível de conforto, maximização de ocupação dos veículos e segurança. Investimentos soluções nesse sentido”, destacou Amit Louzon, CEO da Ituran Brasil.

Paulo Henrique ‘PH’ Andrade, CEO da IturanMob, diz que o futuro é a mobilidade por meio da tecnologia.

“Estamos à frente em tendências e criando soluções. O Big Data (a análise e a interpretação de grandes volumes de dados), além de aliado, mudou o conceito do negócio e da relação com o público”, destaca.

“Este é mais um importante passo rumo a cidades mais inteligentes e sustentáveis. Com os veículos D1 EV, trabalhamos para que São Paulo –  metrópole escolhida para receber o projeto – seja hub inicial para veículos de matriz energética limpa, sendo mais acessíveis aos motoristas parceiros da 99 tanto em termos financeiros quanto de infraestrutura. Também, com base nas experiências com o D1 na China, * estamos aptos a falar sobre o que realmente funciona, em termos práticos, para os motoristas parceiros e passageiros, e para a indústria como um todo”, afirma Thiago Hipolito, diretor de inovação e líder do DriverLAB na 99.

Segundo PH, as empresas ainda estão entendendo a importância da telemetria no dia a dia das frotas. “Algumas já compreenderam a necessidade deste sistema de monitoramento para a segurança”, informou PH, finalizando: “somos parte de um futuro que chegou e, em poucos dias, estará presente na vida de todos”.

Sobre a Ituran Brasil

A Ituran é uma multinacional israelense que atua no Brasil e em outros países, como Israel, Estados Unidos, Argentina, Chile, Colômbia, México e Equador, oferecendo produtos contra roubo e furto de veículos, gestão de frotas com telemetria avançada, tecnologia de compartilhamento veicular e soluções com foco no mercado de locação e veículos por assinatura.

São mais de 3.000 funcionários e mais de 2 milhões de clientes pelo mundo. A empresa já está no Brasil há mais de 23 anos e apresenta resultados significativos, baseados em índices imbatíveis de eficiência. Desde então, cresce continuamente, com mais de 700 mil clientes apenas no Brasil, tendo já recuperado mais de 110 mil veículos, o equivalente a um patrimônio superior a R$ 5 Bi.

Sobre a 99

A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.

Sobre a BYD

A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos.

Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4).

A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro. Além disso, a BYD comercializa no Brasil sistemas de armazenamento de energia, inversores, empilhadeiras, caminhões, furgões e automóveis, todos elétricos e com baixa emissão de poluentes.

Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa também está vendendo máscaras descartáveis no país. Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, da Nações Unidas (ONU).

Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização de automóveis de passeio no país e hoje já conta com cinco modelos lançados e uma rede consolidada de concessionárias em operação.

Em abril de 2022, a BYD Energy inaugurou novas instalações e uma completa linha de módulos fotovoltaicos no mercado brasileiro. Em 2023, entrou para a lista das 100 empresas mais influentes do mundo, segundo a revista americana Times.

Projeto da 99 e BYD para expansão de carros elétricos usa tecnologia da IturanMob para gestão de frotas

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.