S&P revisa de negativa para estável perspectiva de locadoras brasileiras

Foram avaliadas quatro empresas pela agência de classificação de risco: Simpar, Movida, Unidas e Vix Logística

A agência de classificação de risco S&P Global Ratings revisou de negativa para estável a perspectiva de quatro locadoras de veículos brasileiras: Simpar, Movida, Unidas e Vix Logística. A decisão foi em decorrência da recuperação mais rápida do que a esperada para o setor.

Simpar teve o rating nacional mantido em ‘brAA+’, Movida em ‘brAA’, Unidas em ‘brAAA’ e Vix Logística em ‘brA+’.

No terceiro trimestre, as taxas de utilização de veículos no mercado doméstico recuperaram-se para os níveis históricos e chegaram a 75%-80%, ante a uma taxa de 55%-60% registrada no trimestre anterior. Anteriormente, a S&P projetava que a recuperação seria gradativa para os níveis pré-pandemia somente no 4º trimestre de 2020.

A S&P — que também projetava queda de 10%-20% do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebtida na sigla em inglês) — revisou o indicador para entre um nível estável e um crescimento de um dígito médio para o ano. “Dada a provável recuperação nos investimentos para expansão da frota diante de melhora nas condições econômicas, esperamos mais elevação no Ebtida para a faixa de 10%-20% em 2021”.

Ainda de acordo com a agência de classificação de risco, apesar da crise econômica provocada pela pandemia, as locadoras conseguiram manter um desempenho resiliente e aumentaram as vendas de veículos usados nos últimos meses, fatores que devem contribuir para a estabilidade dos fluxos de caixa de 2020. Além disso, mesmo diante dos riscos da retomada de “lockdowns” parciais e de uma recuperação econômica fraca, a S&P entende que “a capacidade provada das empresas para ajustar o tamanho de suas frotas oferece proteção de fluxo de caixa e, consequentemente, de liquidez”.

A S&P espera ainda que as empresas mantenham métricas de crédito alinhadas aos ratings atuais em 2020 e 2021.

FONTE: VALOR INVESTE

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.