Turismo on-line volta a dar sinais de alta no Brasil

O Turismo on-line voltou a dar sinais reaquecimento no Brasil, depois de um desempenho bem abaixo da média em abril e maio, por conta da pandemia de covid-19. Em junho, os e-commerces de viagens apresentaram alta de 28% em tráfego na relação ao mês anterior, mas vale lembrar que em maio o desempenho foi bem negativo. Os dados são da consultoria especializada em SEO e marketing de performance Conversion.

Em maio, a grande maioria dos segmentos on-line teve desempenho recorde de acessos e vendas, o que pode ser atribuído ao isolamento social, segundo a Conversion. As agências de viagens on-line, no entanto, despencaram. Em junho os e-commerces como um todo também cresceram no Brasil: alta de 39,7% na comparação com fevereiro, o último mês antes de o coronavírus se tornar pandemia.

Crescimento de setores mensal em junho (junho x maio)

Categoria Crescimento
Turismo 28,06%
Comida 0,17%
Outros -0,23%
Casa -1,00%
Eletrônicos -1,98%
Pet -3,11%
Mercado -8,45%
Grande varejo -8,73%
Farmácia & Saúde -9,54%
Moda -11,71%
Importados -11,86%
Educação & Livros -12,90%
Cosméticos -16,67%
Total geral -6,29%

No caso do Turismo, é a primeira vez, desde o início da pandemia, que algum crescimento é registrado, depois de acumular perdas da ordem de 74% entre março e maio. Entretanto, para o CEO da Conversion, Diego Ivo, ainda é muito cedo para dizer que há um grande reaquecimento deste mercado.

“Com a reabertura gradativa, é natural que as pessoas não fiquem só em casa e procurem novamente as atividades de laser e passeios turísticos. De qualquer maneira, com as medidas de quarentena, as pessoas usaram de forma mais frequente a internet para comprar”, acrescenta Ivo.

Booking.com, Decolar e ViajaNet, respectivamente, são as marcas de Turismo que figuram no ranking da Conversion, que mostra os 50 principais sites de e-commerce do Brasil.

Confira o ranking a seguir:

Marca Categoria Acesso em Junho (em milhões)
MercadoLivre Grande varejo 247,8
Americanas Grande varejo 124
Amazon Grande varejo 83,33
Magazine Luiza Grande varejo 70,08
Casas Bahia Grande varejo 58,87
AliExpress Grande varejo 33,43
Submarino Grande varejo 23,41
Elo7 Outros 21,12
Extra Grande varejo 19,33
ShopTime Grande varejo 18,7
Carrefour Mercado 17,02
Madeira & Madeira Casa 15,92
Dafiti Moda 15,57
Samsung Eletrônicos 15,45
PontoFrio Grande varejo 14,33
Leroy Merlin Casa 13,21
Apple Eletrônicos 12,34
iFood Comida 12,12
Riachuelo Moda 10,37
Gran Cursos Online Educação & Livros 9,768
Estratégia Concursos Educação & Livros 9,702
Natura Cosméticos 9,631
Lojas Renner Moda 9,129
Zattini Moda 8,229
Marisa Moda 7,835
Avon Cosméticos 7,313
C&A Moda 7,168
Fast Shop Eletrônicos 6,895
O Boticário Cosméticos 6,772
Wish Importados 6,704
Loja do Mecânico Outros 5,941
Estante Virtual Educação & Livros 5,862
eBay Importados 5,538
Ultra Farma Farmácia & Saúde 4,818
Saraiva Educação & Livros 4,573
Booking.com Turismo 4,516
Havan Grande varejo 4,063
DrogaRaia Farmácia & Saúde 3,942
Ricardo Eletro Eletrônicos 3,927
Petz Pet 3,847
Pet Love Pet 3,685
Drogasil Farmácia & Saúde 3,461
Polishop Eletrônicos 3,082
ShopFácil Grande varejo 2,581
Decolar Turismo 2,462
Pão de Açúcar Mercado 2,396
Growth Supplements Farmácia & Saúde 2,302
Decathlon Moda 1,952
ViajaNet Turismo 1,603
Livraria Cultura Educação & Livros 0,897

METODOLOGIA
O levantamento foi realizado pela consultoria Conversion no dia 7 de julho de 2020, utilizando ferramentas de inteligência competitiva digital, tais como SimilarWeb e SEMRush.

Os dados deste estudo se referem ao tráfego dos principais sites de e-commerce, que foram selecionados de acordo com o critério de, majoritariamente, ser transacional (ou seja, vender on-line).

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.