VW vai negociar extensão das medidas de flexibilização de trabalho

Por causa do Nivus, montadora está operando em dois turnos na fábrica da Anchieta

Afim de evitar demissões em suas fábricas no curto prazo, a Volkswagen vai negociar com os sindicatos de metalúrgicos onde opera a extensão das medidas de flexibilização trabalhista, que envolvem redução de jornada de trabalho e de salários. O acordo firmado no início de abril com base na medida provisória 936, que garantia estabilidade no emprego, vence agora em julho.

“Devemos marcar reunião com o sindicato do ABC  e os demais nos próximos dias. Estou otimista quanto ao fechamento de novos acordos”, comentou o presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, em entrevista online nesta terça-feira, 7, ocasião em que falou não só do risco de demissões no setor, mas também do mercado, da dificuldade de obtenção de empréstimo por parte das montadoras e dos fornecedores e até dos casos de Covid-19 na fábrica.

O executivo informou que o mercado de veículos não está mostrando reação agora em julho e registra, no acumulado até segunda-feira, 6, queda de 50% em relação ao mesmo mês do ano passado. E deixou claro que as medidas de flexibilização resolvem o problema do emprego só no curto prazo, visto que a perspectiva é de retomada lenta do mercado.

Apesar das dificuldades, a Volkswagen comemora a liderança do mercado em junho e os bons resultados do Nivus, que esgotou dois lotes de pré-venda em pouco tempo, num total de 2,2 mil unidades. Também revelou que a Volkswagen lançará projeto piloto de aluguel de carro por assinatura ainda neste segundo semestre.

Para garantir a oferta do Nivus, que começa a chegar na rede de concessionárias da marca esta semana, a Volkswagen voltou operar em dois turnos na fábrica da Anchieta desde o dia 22 de junho. “Vamos fazer todo o possível e o impossível para vender mais. Mas não dá para prever quanto tempo poderemos manter o 2º turno”, comentou Di Si, informando ainda que 79% dos pontos de venda da Volkswagen estão operando, em alguns casos com restrições.

 

FONTE: AUTOINDUSTRIA

 

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