Novos itens obrigatórios nos carros

Novos itens obrigatórios nos carros em 2024. Devido a mudanças na legislação de trânsito, alguns equipamentos de segurança se tornaram obrigatórios em carros novos vendidos no Brasil a partir do dia 1º de janeiro de 2024.

Novidades na lei de trânsito entraram em vigor com a virada de ano e as montadoras já estão atentas às regulamentações. Por isso, também é importante que os motoristas conheçam essas mudanças para saber quais são os novos itens obrigatórios em veículos zero-quilômetro.

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou uma resolução que torna obrigatória a presença de determinados equipamentos de segurança nos carros novos vendidos no Brasil a partir do dia 1º de janeiro de 2024. A medida entraria em vigência em 2021, mas precisou ser adiada em razão da pandemia de Covid-19.

O esforço das montadoras para adequação às novas exigências foi menor neste ano, uma vez que muitos modelos foram retirados do mercado com a entrada do Proconve L7. Mesmo assim, alguns automóveis ainda não estão dentro dos novos padrões exigidos.

Novos equipamentos obrigatórios

Um dos itens de segurança, que agora não pode ficar de fora dos automóveis novos, é o alerta de cinto de segurança desafivelado. O carro precisa emitir um aviso sonoro e no painel quando o equipamento não estiver afivelado.

As DRLs (luzes de condução diurna) passaram a ser itens de série em todos os carros novos, assim como controle de estabilidade, alerta de cinto de segurança afivelado no painel e teste de impacto lateral.

O controle de estabilidade é um assistente que atua em conjunto com o ABS para oferecer maior segurança em situações extremas de curvas, usando os freios e cortando a aceleração para evitar derrapagens.

Já as luzes diurnas ficam acesas na dianteira sempre que o veículo está funcionando, facilitando sua identificação nas ruas por outros motoristas ou pedestres. Também serão incluídos indicadores de seta laterais no para-lama e nos retrovisores, grandes aliados para evitar acidentes.

Teste de impacto lateral

No que diz respeito à proteção aos ocupantes de veículos em casos de colisão, o teste de impacto lateral começou a ser exigido para homologação de qualquer carro a partir de 2024.  Assim, o mais famoso, feito pelo Latin NCAP, simula o impacto de um veículo de 950 kg a 50 km/h e também projeta o carro avaliado contra um poste fixo, simulando situações onde o motorista perde o controle antes da colisão.

 

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