Porsche revela ‘Kombi elétrica’ e esportivos nunca lançados
A Porsche resolveu revelar 15 carros-conceitos desenvolvidos entre 2005 e 2019, que até agora eram mantidos em completo segredo. A ideia da fabricante de esportivos é proporcionar uma visão exclusiva de seu processo de design – desde o primeiro esboço até o modelo pronto para produção em série.
Todos estão compilados em um livro, o “Porsche Unseen”. Uma seleção de estudos também será disponibilizada mais adiante para ser admirada ao vivo pelos fãs: o Porsche Museum vai colocar esses modelos em exibição em 2021.
Três conceitos foram destacados pela Porsche: o 919 Street, o Vision Spyder e o mais curioso, o Renndienst, uma espécie de “Kombi elétrica”. Veja os modelos em detalhes abaixo.
Porsche 919 Street
O Porsche 919 Street, modelo em argila escala 1:1 de 2017, foi desenvolvido com base na tecnologia usada no Porsche 919 Hybrid, prometendo tornar a empolgante experiência de pilotagem do carro de corridas da categoria LMP1 acessível para motoristas amadores.
Sob a cobertura externa estão o monocoque de carbono e o potente trem de força de competição com 900 cv, que ajudou o Porsche 919 a conquistar numerosas vitórias em Le Mans. As dimensões e a distância entre eixos também são as mesmas do carro de corrida.
Vision Spyder
Com seu cockpit purista e espartano, as características grades do radiador sobre o motor central, elementos gráficos vermelhos e as barbatanas estilizadas na traseira, o compacto Porsche Vision Spyder (2019; modelo estático 1:1) faz lembrar claramente o Porsche 550-1500 RS Spyder de 1954.
Ao mesmo tempo, esse estudo teve a intenção de desenvolver a identidade de design da Porsche e disponibilizar um conjunto de ideias para futuros detalhes como, por exemplo, o ultramoderno santantônio.
Porsche Renndienst
O Porsche Renndienst (2018; modelo estático 1:1) é uma interpretação livre de um conceito familiar com espaço para até seis pessoas. Segundo a marca, o estudo mostra como o DNA de design da Porsche, com sua modelagem característica das superfícies, pode ser transferido para um segmento de veículos até então desconhecido para ela.
No interior, os passageiros encontram uma cabine de viagem confortável e modular. O motorista senta num banco central. A tecnologia de propulsão totalmente elétrica fica localizada sob a carroceria.
Boris Feldman dirigiu a ‘verdadeira Kombi do futuro’. Veja o vídeo!
Fotos: Porsche | Divulgação