Protótipos autônomos da Apple são da Lexus e têm volante de videogame

apple

Marca de gadgets quer oferecer tecnologia autônoma para automóveis

No começo deste mês o Departamento de Veículos a Motor da Califórnia (EUA) confirmou que a Apple, fabricante de iPhone e iPad, é mais uma companhia envolvida com o desenvolvimento recursos de condução autônoma para automóveis, juntando-se a montadoras e outras empresas de tecnologia, como Waymo, do Google, e Uber.

Na ocasião, o órgão regulador liberou a empresa da maçã para testar protótipos em rodovias públicas do estado norte-americano. A publicação “Business Insider” trouxe detalhes dos planos da empresa, após ter acesso a parte da documentação encaminhada para solicitar tal autorização.

São três os veículos que a Apple pode testar nas ruas, todos do mesmo modelo — o SUV de luxo RX450h, da Lexus, híbrido, curiosamente o mesmo já usado pelo Google nos seus testes com protótipos autônomos.

O fato de usar carros de outras marcas é um indicativo de que a Apple pode trabalhar não só em um automóvel próprio, como já afirmou, mas também em um sistema de condução autônoma que poderá equipar veículos de diferentes montadoras.

GT, Forza e NFS

Outro detalhe interessante está vinculado ao treinamento dos funcionários responsáveis por conduzir os testes, detalhado em um relatório de dez páginas: nos testes em rodovias, um engenheiro deve ficar sempre a postos para assumir a direção em caso de alguma falha ou imprevisto, diretamente do banco de trás e usando volante e pedal de videogame, da marca Logitech, usados em jogos como “Gran Turismo“, “Forza” e “Need for Speed”.

A publicação, porém, não traz detalhes de como esses controles foram implementados nos Lexus da Apple, nem quais sensores e câmeras a companhia utiliza para possibilitar que os SUVs rodem sem um motorista de verdade ao volante.

Vale aguardar os primeiros protótipos começarem a rodar em vias públicas para saber como os carros autônomos da Apple vão se comportar no mundo real.

Fonte: UOL Carros

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.