Recall de veículos tem recorde de 1 a cada 3 dias em 2016
Os chamados de recall de veículos bateram recorde em 2016, com 122 campanhas no total – um aumento de 5% sobre o ano anterior, segundo levantamento divulgado pela Fundação Procon-SP nesta quarta-feira (11). Como 2016 foi ano bissexto, a média é de exatamente 1 recall a cada 3 dias. Em 2015, foram 116 campanhas.
No entanto, o volume de carros, caminhões, motos e quadriciclos convocados para reparos foi 41% menor, ante o ano imediatamente anterior, com 1.661.064 unidades.
Com isto, 2015 ainda pode ser considerado o “ano dos recalls”, com 2.835.185 de unidades convocadas.
Isto quer dizer que em 2016 foram anunciados mais recalls, porém com número menor de veículos envolvidos.
O sistema de airbags ainda é o que mais causa campanhas de recall, principalmente por causa dos dispositivos feitos pela japonesa Takata, que foram ligados a pelo menos 11 mortes nos Estados Unidos e 5 na Malásia.
Em 2016, problemas nos airbags (nem todos da Takata) causaram 27 recalls, com 978 mil veículos afetados no Brasil. Em 2015, o sistema de segurança provocou 21 chamados.
Entre as montadoras, a Porsche registrou o maior número de chamamentos, com 14, seguida pela Jeep com 11 e por Mercedes-Benz, Subaru e Toyota, com 7 cada uma.
De acordo com a Porsche, 12 dos 14 recalls de 2016 foram consertos antigos, já realizados pelos proprietários, que não foram devidamente comunicados em jornais. A marca era representada por uma importadora no Brasil até 2015, quando a matriz assumiu as operações.
“Após entender que alguns deles não haviam sido comunicados em todas as plataformas exigidas pelas autoridades do Brasil, (a Porsche Brasil) resolveu de forma transparente e pró-ativa divulgar os antigos recalls por meio do plano de mídia, exatamente o que estava pendente”, afirmou a assessoria em nota ao G1.
Importância do recall
Não existe recall por defeito que não seja sério. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.
Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.
Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos.
Segundo levantamento do mesmo Procon-SP, apenas 12,82% dos chamados de recall foram atendidos no 1º semestre de 2016.
Entre janeiro e junho, 911.028 veículos foram convocados para recalls no Brasil, mas apenas 116.830 compareceram às oficinas. De acordo com o Procon-SP, o número é “preocupante”.
Do G1.