RJ: Novas regras para habilitação

A partir do dia 15, os alunos que fizerem prova prática para tirar carteira de habilitação terão menos tempo para passar pela baliza. Para a categoria B (carro de passeio), em vez de quatro minutos, serão três. O candidato não precisa mais entrar e sair dos obstáculos na primeira etapa do exame. Ele terá que manobrar o veículo no espaço definido e estacioná-lo para ser aprovado.
A fase seguinte começará dentro das balizas, mas sem cronometragem. A partir dali, o aluno terá que tirar o carro e seguir para o percurso de trânsito. Em média, uma prova para obter a carteira de motorista dura 16 minutos, mas esse tempo não conta para aprovação. A mudança no exame está no Manual de Direção Veicular que o Detran-RJ publicou, nesta quarta, no ‘Diário Oficial’ do estado.
Nas outras categorias de habilitação, também haverá alterações. Serão quatro minutos para quem for tentar as carteiras C (caminhão) e D (ônibus)— atualmente, são cinco minutos. E passarão a ser sete minutos para o candidato que fizer baliza para a categoria E (carreta) — por enquanto, vale a regra dos oito minutos.
O manual permite que os candidatos conheçam todas as regras da prova de habilitação e quantos pontos perdem em cada falta. No documento, foram esclarecidos detalhes que, até então, causavam discordância entre examinadores e alunos. É o caso, por exemplo, do que ocorria na saída da baliza. Não ficava claro o que tirava pontos. Agora, ficou estabelecido que não deve ser exigido que o candidato coloque a cabeça para fora da janela.
“Exame mais transparente”
Para o presidente do Detran-RJ, Fernando Avelino, o manual deixa o exame transparente tanto para o candidato quanto para o instrutor e o examinador e coloca um ponto final em várias dúvidas que existiam em relação à prova. “O candidato vai saber quantos pontos foram perdidos e os motivos da perda, acabando assim com questionamentos de resultados que dependiam somente da avaliação do examinador”.
Para quem quiser saber, por exemplo, quais documentos levar para a prova e como se deve fazer a baliza correta basta acessar o site www.detran.rj.gov.br e clicar no manual. Os últimos dados do Detran-RJ revelam que duplicou o número de alunos que estão matriculados nas 749 autoescolas credenciadas pelo estado. São 100 mil, atualmente.
Em janeiro, eram cerca de 45 mil. Esse crescimento se deve, principalmente, à ampliação do quadro de examinadores, que passou de 104 por dia para 486. Para a estudante Fernanda dos Santos, 26 anos, que vai tentar pela terceira vez o exame de habilitação, a existência do manual é positiva. “Numa das provas, tinha uma poça d’água e não sabia o que fazer. Acho que agora as regras ficaram claras”.
Por Christina Nascimento, do Jornal O Dia.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.