SUVs compactos mais vendidos: Tracker registra recorde pelo 2º mês seguido
Captur e EcoSport são destaques negativos de outubro; veja ranking
Pelo 4º mês consecutivo, o número de emplacamentos de SUVs e crossovers compactos cresceu na comparação com o mesmo período de 2019 (+3,6%). Das 43,4 mil unidades registradas em outubro, pouco mais de 15% foram do líder Chevrolet Tracker (6.595), que superou o desempenho de setembro para atingir seu novo recorde de vendas.
A vantagem sobre o Jeep Renegade (6.042), no entanto, foi menor do que há um mês – o Jeep teve seu melhor desempenho desde novembro passado, apesar da retração de quase 10% em relação a 2019. A briga pelo último lugar do pódio, no entanto, foi acirrada: apenas 217 unidades separaram o Hyundai Creta (5.354) do VW T-Cross (5.137), líder no acumulado de 2020 ainda com margem confortável graças ao desempenho fora da curva em julho (10.211).
Em compasso de espera pela 1ª reestilização, o Nissan Kicks (3.966) fechou o top 5 com retração de quase 29% e viu cair para menos de 400 unidades sua vantagem sobre o Honda HR-V (3.586) também em baixa (-13,3%). Em seu terceiro mês completo no mercado, o VW Nivus (3.124) não saiu da sétima posição, vendendo menos do que em setembro.
Em queda forte de mais de 36%, o Ford Ecosport (2.216) perdeu o oitavo lugar para o Renault Duster (2.460), em melhor momento comercial no ano impulsionado por promoções da marca francesa. Recém-reestilizado, o Honda WR-V (1.391) foi o 9º, com seu desempenho mais expressivo desde agosto de 2018 (1.444).
Do 11º ao 15º colocados, todos perderam fôlego. O destaque negativo, pelo 3º mês seguido, foi o Renault Captur (589). Atrás do Caoa Chery Tiggo 5X (881) e do Citroën C4 Cactus (696) – que respondeu por quase 2/3 de todas as vendas da marca -, o Renault perdeu quase 80% dos compradores do ano passado. Com reforço provável da versão automática, o Troller T4 (219) não tinha um resultado tão bom desde julho de 2015 (202).
POS. |
MODELO |
OUT/20 |
SET/20 |
OUT/19 |
% OUT 20 |
% SET 20 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
CHEVROLET TRACKER |
6595 |
6403 |
1086 |
15,19% |
15,56% |
3,00% |
507,27% |
2º |
JEEP RENEGADE |
6042 |
5748 |
6678 |
13,92% |
13,97% |
5,11% |
-9,52% |
3º |
HYUNDAI CRETA |
5354 |
5402 |
5323 |
12,33% |
13,13% |
-0,89% |
0,58% |
4º |
VW T-CROSS |
5137 |
4728 |
5084 |
11,83% |
11,49% |
8,65% |
1,04% |
5º |
NISSAN KICKS |
3966 |
4025 |
5550 |
9,14% |
9,78% |
-1,47% |
-28,54% |
6º |
HONDA HR-V |
3586 |
3314 |
4137 |
8,26% |
8,06% |
8,21% |
-13,32% |
7º |
VW NIVUS |
3124 |
3203 |
0 |
7,20% |
7,79% |
-2,47% |
– |
8º |
RENAULT DUSTER |
2460 |
1831 |
2075 |
5,67% |
4,45% |
34,35% |
18,55% |
9º |
FORD ECOSPORT |
2216 |
2072 |
3477 |
5,11% |
5,04% |
6,95% |
-36,27% |
10º |
HONDA WR-V |
1391 |
961 |
1112 |
3,20% |
2,34% |
44,75% |
25,09% |
11º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
881 |
793 |
1082 |
2,03% |
1,93% |
11,10% |
-18,58% |
12º |
CITROËN C4 CACTUS |
696 |
667 |
1577 |
1,60% |
1,62% |
4,35% |
-55,87% |
13º |
RENAULT CAPTUR |
589 |
578 |
2799 |
1,36% |
1,41% |
1,90% |
-78,96% |
14º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
437 |
402 |
557 |
1,01% |
0,98% |
8,71% |
-21,54% |
15º |
PEUGEOT 2008 |
396 |
523 |
821 |
0,91% |
1,27% |
-24,28% |
-51,77% |
16º |
TROLLER T4 |
219 |
198 |
91 |
0,50% |
0,48% |
10,61% |
140,66% |
17º |
SUZUKI JIMNY |
112 |
112 |
154 |
0,26% |
0,27% |
0,00% |
-27,27% |
18º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
92 |
84 |
12 |
0,21% |
0,20% |
9,52% |
666,67% |
19º |
SUZUKI VITARA |
69 |
71 |
98 |
0,16% |
0,17% |
-2,82% |
-29,59% |
20º |
JAC T40 |
24 |
7 |
107 |
0,06% |
0,02% |
242,86% |
-77,57% |
21º |
SUZUKI SCROSS |
15 |
13 |
30 |
0,03% |
0,03% |
15,38% |
-50,00% |
22º |
JAC T50 / T5 |
5 |
3 |
57 |
0,01% |
0,01% |
66,67% |
-91,23% |
|
|
43406 |
41138 |
41907 |
100,00% |
100,00% |
5,51% |
3,58% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Motor1.com e divulgação