SUVs e crossovers dominam a cena na abertura do 29º Salão do Automóvel de São Paulo
Se o mercado de veículos novos no Brasil não anda lá muito bem, a 29ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é uma demonstração clara de que a indústria automotiva quer espantar a crise com muitas novidades para todos os gostos. São 540 veículos expostos, sendo 150 lançamentos, entre modelos e versões, dispostos na nova casa do salão, o São Paulo Expo, que proporciona muito mais conforto, sem o calor do Anhembi, com ambiente totalmente refrigerado. Os utilitários-esportivos são o destaque da mostra, que abre as portas ao público quinta-feira e se estende até o dia 20.
CHEVROLET A líder de vendas Chevrolet traz como principais lançamentos o hatch médio Cruze Sport6 reestilizado, com a mesma frente do sedã, e as novas gerações do esportivo Camaro e o SUV Tracker. Cruze Sport6 e Tracker equipados com o novo motor 1.4 turbo. Além disso, a marca reforça a conectividade (sistemas Onstar e Mylink) presente em seus carros e expõe o Bolt EV, recém-lançado nos EUA.
FIAT No estande da Fiat, as principais novidades são o Mobi Drive, com motor 1.0 três-cilindros Firefly e as alterações no motor 1.0 Fire, que passou por melhorias, resultando em redução de consumo de até 4%. O Mobi Drive terá preço situado entre as versões Live e Live On e o valor será divulgado nos próximos dias. A linha Mobi passa a contar com o câmbio automatizado Dualogic, que estará disponível em três ou quatro meses. Não causou estranheza as ausências de Bravo, Idea, Linea e Freemont, que, conforme adiantamos, deixam de ser comercializados. E para dar um brilho ao estande da marca italiana, o roadster 124 Spider, que compartilha a plataforma com o Mazda MX-5 Miata.
FCA Ainda no grupo FCA, a Jeep lança o Renegade Limited topo de linha e o motor 1.8 flex até 10% mais econômico, q gera até 139cv. A versão chega ao mercado com preço a partir de $97.990, somente com transmissão automática de seis velocidades. A Jeep mostra ainda as novas versões Overland (vendas no primeiro trimestre de 2018) e SRT V8 da Grand Cherokee, além da série limitada Willys do Wrangler, que homenageia os 75 anos do modelo homônimo, e o Dodge Challenger Hellcat.
HONDA E depois de muito suspense, a Honda revelou o WR-V. Bem diferente do desenho apresentado anteriormente, que demonstrava visual mais ousado e agressivo, o modelo chega bem mais comportado. Seus dados técnicos e preço ainda não foram revelados. O modelo começa a ser vendido somente no primeiro trimestre de 2017. A Honda revela apenas que o WR-V foi concebido a partir das demandas do consumidor brasileiro, ávido por SUVs. Outra novidade da marca japonesa é o HR-V Touring, que traz novos itens, como faróis e lanternas de LED, navegação integrada ao multimídia e airbags de cortina, com vendas em 2017.
VOLKSWAGEN O principal destaque da Volkswagen é a picape Amarok, que foi reestilizada e ganhou novos conteúdo e acabamento interno, com rodas de 16 e 20 polegadas. Além dela, a VW mostra o conceito budd-e, que tem autonomia de 533 quilômetros e 80% da carga da bateria recarregável em 30 minutos. Estão no estande também o conceito T-Cross Breeze, criado por designers brasileiros e equipado com motor 1.0 TSI, e o Gol GT Concept. A VW anunciou ainda uma nova família de modelos, incluindo um SUV compacto.
RENAULT A Renault aposta pesado nos utilitários-esportivos e ainda mostra os novos motores 1.0 e 1.6 Sce, disponíveis até o fim do mês. Destaque para o Captur, que começa a ser vendido em fevereiro com motores 1.6 SCe, manual ou automático CVT, e 2.0 CVT. O Kwid aparece na versão conceitual Outsider ao lado do Koleos, que será lançado em 2017. O motor 1.6 Sce passa a equipar Sandero e Logan, a partir do fim do mês, e depois Duster e Oroch.
TOYOTA A marca japonesa decepcionou, pois o tão esperado Corolla reestilizado ficou para depois. Para compensar a ausência da nova geração do campeão de vendas, a Toyota apresenta o RAV-4 com a frente reestilizada, com lançamento previsto para fevereiro. Além disso, anunciou a extensão no Brasil da garantia de todos os sistemas de tecnologia híbrida para oito anos.
FORD A Ford confirma a chegada do Mustang ao Brasil em pré-venda no ano que vem, com as primeiras unidades entregues em 2018. E apresentou também o Ka Trail, série especial com adereços, e o supercarro Ford GT, como demonstração.
ALEMÃS Das marcas premium, a Audi destaca a segunda geração do R8 V10 plus, com motor de 610cv, que foi apresentado ao lado da belíssima atriz Ísis Valverde. Já a Mercedes-Bens, depois das C43 e C63 Coupé AMG conversíveis, apresenta o novo C300 Cabriolet, que desembarca no mercado brasileiro.
HYUNDAI A Hyundai revela o novo Tucson, com motor 1.6 GDI a gasolina de 177cv e câmbio de dupla embreagem de sete velocidades, a partir de R$138.900. O modelo terá as versões GL, GLS e a edição especial de lançamento. Mas a Hyundai apresenta ainda o Creta, que traz motor 1.6 Gamma de até 130cv, com câmbio manual ou CVT, e 2.0 de 166cv e CVT. Vale lembrar que o velho Tucson fica posicionado abaixo do Creta.
KIA E como o choro é livre, o presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, fez apelo ao presidente Michel Temer e sua equipe de governo para reduzir o IPI para importados, detalhe que limita a atuação da marca coreana no Brasil. A Kia confirma a importação do Rio hatch e sedã em 2017, além de inédito SUV compacto. No estande da marca o público pode ver ainda o SUV híbrido Niro, ainda não disponível para exportação, e o Cerato reestilizado produzido no México.
Por Bruno Freitas, Enio Greco e Pedro Cerqueira, do Portal Vrum e Jornal Estado de Minas.