Tecnologia revolucionária permite carregar veículos elétricos em movimento
Pesquisadores do Oak Ridge National Laboratory (ORNL), patrocinados pelo Departamento de Energia dos EUA, desenvolveram uma tecnologia inovadora de carregamento de veículos elétricos em pareceria com a HEVO, empresa pioneira no desenvolvimento de soluções de carregamento automotivo sem fio.
O sistema possui uma bobina eletromagnética polifásica que atinge uma densidade de potência de 1,5 megawatts por metro quadrado, oito a 10 vezes maior do que a tecnologia convencional, permitindo que veículos elétricos sejam carregados enquanto trafegam em alta velocidade.
“A densidade de potência de superfície desse novo dispositivo de carregamento sem fio permite níveis de energia mais elevados em uma bobina mais fina e leve. Isso reduz o peso geral do veículo elétrico, aumentando sua eficiência e seu alcance para rodar por longas distâncias”, explica o diretor do laboratório de ciência e tecnologia do ORNL, Xin Sun.
Mais leve e menor
Além de uma bobina eletromagnética polifásica, o laboratório ORNL também trabalha em um conversor capaz de eliminar um dos estágios de conversão de energia por meio de transferência sem fio, criando uma infraestrutura estacionária mais compacta e econômica.
A tecnologia de carregamento de veículos elétricos sem fio funciona reenergizando a bateria quando ela é colocada sobre uma plataforma de carga ou passa por uma estrada especialmente projetada que transfere a energia através do espaço de ar entre as bobinas magnéticas embutidas no solo e o carro.
“Com apenas um dispositivo sem fio montado no veículo, o motorista poderá carregá-lo com níveis de até 300 quilowatts enquanto dirige, com uma eficiência energética de até 96,5%. Toda essa funcionalidade é incorporada em um pacote ao lado do veículo, do tamanho de uma caixa de pizza média”, diz o CEO da HEVO, Jeremy McCool.
Carregamento rápido
Atualmente, os veículos elétricos comerciais possuem baterias que variam entre 30 kWh e 60 kWh e precisam de 15 a 20 minutos para carregar em uma fonte de 300 kW. Para reduzir esse tempo para 5 a 10 minutos, a potência deve ser aumentada para meio megawatt ou mais, tornando sua fabricação inviável.
Já o sistema de carregamento sem fio de veículos elétricos desenvolvido pelo ORNL permite a eletrificação dinâmica em tempo real. Isso reduz o tamanho das baterias internas, deixa a estrutura mais leve e aumenta a autonomia, criando carros que podem trafegar por vários quilômetros sem necessidade de parar para recarga.
“Isso significa que você precisaria de menos espaço de construção para incorporar blocos de carregamento sob estradas ou pontos de estacionamento para reenergizar veículos. Com esses avanços, o carregamento sem fio está se tornando mais viável, prático e seguro”, encerra o engenheiro elétrico Omer Onar, chefe do departamento de pesquisa do laboratório ORNL.
Fonte: CanalTech