Toyota Etios 2015 passa por pequenas melhorias
Com um novo apelo focado em pequenas melhorias e novos acessórios, a Toyota inicia no dia 19 deste mês as vendas da linha Etios 2015, na rede de concessionárias no Brasil, nas versões hatch e sedã com nove opções de acabamento: X, XS, XLS e Platinum, esta última top de linha e integrante da família desde junho, além da Cross, versão com atributos off-road, lançado em novembro do ano passado. A versão básica, anterior à X e cujo preço beirava os R$ 30 mil, foi excluída da linha.
Para compor a linha 2015, o modelo – que não mudou por fora – passou por uma “repaginada”, defende o gerente de produto da Toyota, Leandro Teixeira, também conhecido como “pai do Etios”:
“Desde que lançamos o Etios, em setembro de 2012, sempre ficamos atentos às suas necessidades de melhorias. As principais mudanças para a atualização da linha são resultado de sugestões e de reclamações dos clientes e até das críticas e opiniões expressadas pela imprensa especializada”, disse Teixeira.
Segundo o executivo, a principal percepção negativa dos consumidores com relação ao Etios verificada nas pesquisas da montadora era o tamanho do marcador de combustível, localizado no painel de instrumentos. Na linha 2014, o indicador não passava de 3 centímetros: “Aumentamos para 7,5 centímetros e também melhoramos a visualização de fundo”, destaca.
Contudo, a montadora não mexeu na polêmica posição do painel de instrumentos, que na linha 2015 permanece na região central do veículo, à direita do volante. “Tirar o painel do centro significava desenvolver um carro novo, e essa não era a intenção da Toyota para a linha 2015. Como a principal reclamação com relação ao painel era sobre o mostrador de combustível, a solução foi melhorar seu tamanho e aspecto”, defende, acrescentando que ainda não há previsão sobre o lançamento de uma segunda geração do Etios.
Além do display, a linha 2015 traz como itens de série desde a versão básica airbag duplo frontal, sistema EBD (distribuição eletrônica de frenagem) nos freios ABS, direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado, vidros e travas elétricos. Tanto na opção hatch como sedã, a versão de entrada também inclui acabamento em tecido nas portas, maçanetas com detalhes cromados, regulagem de altura para o assento do motorista, alerta sonoro de portas abertas, preparação elétrica para instalação de caixas acústicas traseiras e um novo volante com o mesmo design utilizado pelo Corolla 2015 e Camry (o volante com design exclusivo criado para o Etios foi excluído da linha).
Para a versão intermediária XS, acrescenta-se sistema de áudio com conexão Bluetooth, alarme por controle remoto, comandos de som no volante e acabamento dos bancos em tecido e material sintético. Já as versões XLS e Cross ganharam como adicionais o novo acabamento em couro para o volante, bancos em padrão confort drive e repetidores de setas nos retrovisores externos, além de manter os faróis de neblina, herdados da linha anterior.
Enquanto a versão topo de linha Platinum, apesar de lançada recentemente, traz como principal novidade a nova central multimídia com navegador, câmera de ré integrada, sistema de reprodução de DVD e TV digital, controle do sistema de áudio e conexão Bluetooth, além de detalhes cromados externos, como na grade frontal.
O Etios, que conta com duas novas cores – branco pérola e azul techno – manteve a motorização 1.3 para a versão de entrada e 1.5 para as demais versões, todas equipadas com transmissão manual de cinco velocidades.
“Para toda a linha 2015 do Etios, mantivemos os preços bastante competitivos, sendo que para a versão de entrada ele subiu 1% e na Platinum variou para algo em torno de R$ 2 mil”, destacou Teixeira.
Os preços sugeridos variam de R$ 38,3 mil a R$ 51,7 mil:
Etios hatchback X: R$ 38.380,00
Etios hatchback XS: R$ 42.620,00
Etios hatchback XLS: R$ 46.220,00
Etios Cross: R$ 49.190,00
Etios Platinum hatchback: R$ 49.120,00
Etios sedã: R$ 42.470,00
Etios sedã XS: R$ 45.190,00
Etios sedã XLS: R$ 48.880,00
Etios Platinum sedã: R$ 51.780,00.
Por Sueli Reis, da AB.