Uma lição de liderança em 154 palavras

Elon Musk é um empreendedor visionário e não há dúvidas que um de seus objetivos é tornar-se um revolucionário — se já não o é. Alguns de seus projetos ambiciosos incluem a popularização de carros elétricos e autônomos, desenvolvimento e investigação da inteligência artificial e o (quase) inacreditável plano de colonizar Marte.

Mas o intuito de agora não é fazer uma revelação sobre suas revolucionárias ideias tecnológicas. Dessa vez, Elon Musk atraiu os olhares por transmitir uma simples e direta lição de liderança através de um e-mail enviado aos seus funcionários. Abaixo, um trecho da mensagem, com apenas 154 palavras, em que expressa aquilo que acredita ser sua função:

Não há palavras que possam expressar o quanto eu me preocupo com a sua segurança e bem estar. Meu coração fica partido quando alguém se fere construindo carros e tentando dar seu melhor para fazer o sucesso da Tesla.

A partir de agora, eu pedi que qualquer acidente desse tipo fosse reportado diretamente a mim, sem exceção. Vou me encontrar com a equipe responsável pela segurança a cada semana e gostaria de encontrar cada pessoa ferida tão logo esteja bem, para que eu possa ouvi-los e entender o que exatamente precisamos fazer para melhorar o processo. Eu irei então até a linha de produção para realizar a mesma tarefa dessas pessoas.

É isto que todos os gerentes da Tesla deveriam fazer, aliás. Na Tesla, nós lideramos a partir da linha de frente, não de alguma torre de marfim confortável e segura. Gerentes precisam colocar sempre a segurança de sua equipe acima da sua própria.

Frente a uma equipe formada por centenas ou milhares de pessoas, Elon Musk teve a sensibilidade e percepção para se posicionar enquanto líder. Quebrando o distanciamento hierárquico, nomeia-se como membro integrante e participativo.

O ato de liderar tem uma interpretação bastante ampla, mas um de seus pilares, certamente, é o olhar sobre o outro para desenvolver a interação e construir relações mútuas de confiança. A essência dessas 154 palavras escritas por Elon Musk está em sete letras: empatia.

Por Fernanda Mendonça, do Administradores.com

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.