Volkswagen amplia presença na China em terceira parceria com a JAC Motors

jac-vw Volkswagen amplia presença na China em terceira parceria com a JAC Motors

Após fecharem parcerias para produção de carros de passeio e elétricos, Volkswagen e JAC Motors fecharam um terceiro acordo de intenções para criação de mais uma joint-venture na China. Desta vez o foco será a produção de veículos comerciais. Apesar de conhecermos mais os automóveis da marca chinesa, ela produz uma série de veículos comerciais que inclui caminhões de leves a extrapesados, ônibus, motores, transmissões, eixos, chassis, entre outros.

A operação conjunta terá participação igual de 50% para cada sócia e compreende também a construção de uma fábrica em Hefei, província de Anhui, onde fica a sede da JAC Motors, que comercializa veículos comerciais sob seu nome, bem como com a marca Ankai. Bem representado por fabricantes chineses, o mercado de veículos comerciais na China sempre foi deixado de lado pelos grandes fabricantes internacionais por conta da imensa oferta local.

No entanto, em anos mais recentes, as montadoras internacionais passaram a dedicar mais atenção ao segmento comercial na China, inclusive com a intenção de fabricar picapes e vans. A JAC Motors, por exemplo, possui uma gama muito ampla de produtos, mas não está sozinha no país, já que existem dezenas de fabricantes com extensos portfólios de produtos na área.

Além dos comerciais, Volkswagen e JAC preparam a chegada dos primeiros carros elétricos para o próximo ano. As duas empresas produzirão em conjunto pelo menos dois modelos, sendo que um deles é crossover. Pouco se sabe ainda os projetos que serão executados, mas estes serão exclusivos no mercado chinês. Com a imposição de cotas – 10% em 2019 e 12% a partir de 2020, a VW precisa ter um lineup enorme de produtos na área e por isso a parceria com a JAC é fundamental.

A JAC, por sua vez, já dispõe de um portfólio de carros elétricos e deve ganhar mais experiência e conhecimento com a Volkswagen para ampliar e melhorar seus produtos. Com pelo menos 15 fábricas, todas em joint-ventures, a montadora germânica quer aumentar ainda mais sua presença e liderança no país, onde emplaca mais de 4 milhões de carros por ano e a tendência é aumentar conforme o mercado local se amplia.

Só para o desenvolvimento e produção de carros elétricos, a VW tem US$ 12 bilhões para investir nos próximos anos, visto que quer emplacar 400 mil por ano até 2020 e 1,5 milhão anualmente em 2025, quando terá desde projetos locais até produtos globais, como a linha ID. Serão ao todo 40 modelos disponíveis com plugue para carga elétrica. Isso tudo, apenas na China.

Fonte: Notícias Automotivas

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.