Patinetes elétricos reforçam operação no fim do ano
Patinetes elétricos reforçam operação no fim do ano. Com a virada de ano se aproximando, a Whoosh intensifica estratégias para atender alta demanda nas cidades
À medida que as grandes capitais se preparam para as festas de Réveillon e para o consequente aumento no fluxo de pessoas, as soluções de micromobilidade se consolidam como grandes aliadas de quem busca deslocamentos mais ágeis, práticos e seguros durante eventos de grande porte. Dentro deste cenário, a Whoosh, multinacional líder em micromobilidade urbana e responsável pelas patinetes elétricas amarelas, trabalha para intensificar suas estratégias operacionais e garantir um serviço eficiente, seguro e alinhado às necessidades dos usuários no período de maior demanda do ano.
Historicamente, épocas festivas e grandes eventos culturais registram picos significativos de uso dos modais elétricos compartilhados.
Durante o Rock in Rio de 2024, por exemplo, a Whoosh contabilizou um crescimento de 86% no número de usuários ativos diariamente no aplicativo. Movimento semelhante foi observado no show da Lady Gaga em Copacabana, em maio deste ano, quando a procura pelas patinetes aumentou mais de 60% no fim de semana da apresentação, em comparação aos finais de semana do mês anterior.
Atenta a esse comportamento, a Whoosh, que possui mais de 6 mil veículos divididos entre São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre, adota um planejamento operacional robusto em datas como Réveillon, Carnaval e outros grandes eventos urbanos. Entre as principais táticas estão o reforço da equipe de campo para redistribuição estratégica das patinetes em áreas de maior fluxo, ampliação das ações de manutenção preventiva e monitoramento contínuo da frota, garantindo que os equipamentos estejam em perfeitas condições de uso ao longo de todo o período.
Além disso, a empresa intensifica as iniciativas de segurança e educação dos usuários, com alertas no aplicativo, orientações sobre condução responsável e respeito às regras de trânsito. Uma das ações promovida pela companhia, em conjunto com as prefeituras de cada cidade, é a chamada Escola de Direção – uma ativação gratuita que busca orientar, na prática, o bom uso e as normas de segurança para utilização dos veículos. O sistema de monitoramento em tempo real também permite identificar comportamentos de risco e atuar de forma rápida para preservar a integridade dos usuários e de terceiros.
Segurança dos usuários
O compromisso com a segurança dos usuários continua sendo a principal prioridade da companhia. Especialmente em períodos em que a utilização dos modais tende a dobrar. Para assegurar a proteção de quem utiliza os veículos e das pessoas ao redor, as patinetes contam com tecnologia embarcada que inclui um sistema automático de bloqueio e controle de velocidade. Além disso, a empresa disponibiliza uma equipe de atendimento ao usuário 24 horas por dia, sete dias por semana, preparada para esclarecer dúvidas e prestar suporte imediato em qualquer situação. Fator que contribui para que a companhia seja, atualmente, a empresa de mobilidade mais bem avaliada do Brasil.
Segundo Cadu Souza, diretor de operações da Whoosh no Brasil, as festas de final de ano, somadas à chegada da alta temporada em cidades como Rio de Janeiro e Florianópolis, representam um desafio significativo para a mobilidade urbana, marcado por cidades mais cheias, vias congestionadas e deslocamentos concentrados em horários específicos. “Nosso papel é oferecer uma alternativa prática, sustentável e integrada ao dia a dia das cidades, garantindo previsibilidade, segurança e qualidade do serviço mesmo nos períodos de maior demanda. Estamos sempre focando os nossos esforços para garantir uma experiência positiva tanto para moradores, quanto para turistas”, afirma Cadu.
Sobre a Whoosh
A Whoosh é uma empresa internacional de tecnologia. Desenvolve e implementa de forma independente soluções de transporte de micromobilidade, por meio do uso de patinetes. A empresa que gerencia o serviço, também lançou uma escola de condução para garantir a segurança dos usuários. As patinetes da marca são equipadas com o seu próprio módulo Whoosh IoT (Internet of Things). Permite controlar totalmente o estado e as condições do veículo. Incluindo bloqueio de velocidade e monitoramento de rotas. Os dados recebidos dos equipamentos permitem a criação de relatórios analíticos sobre micromobilidade. São informações que podem ser muito útil para as autoridades urbanas responsáveis pelo planeamento e desenvolvimento de políticas ambientais das cidades onde a Whoosh opera. Mais informações no Link
Patinetes elétricos reforçam operação no fim do ano.
