Volkswagen confirma recall de 17 mil Amarok no Brasil por fraude

  • Amarok é único modelo de passeio da Volks vendido no Brasil com motor a diesel

    Amarok é único modelo de passeio da Volks vendido no Brasil com motor a diesel

A Volkswagen do Brasil divulgou nota informativa, na tarde desta quarta-feira (21), confirmando que 17.057 picapes Amarok modelos 2011 (todas) e 2012 (parte da produção), sempre com motor a diesel, terão de passar por “atualização de software” a partir do primeiro trimestre de 2016.
Segundo a marca, outra parte das unidades fabricadas em 2012 e todos os veículos feitos a partir de 2013 estão isentos do problema. Também não há qualquer envolvimento de quaisquer modelos equipados com motores a gasolina ou bicombustível (chamados pela marca de TotalFlex). Segundo o comunicado, “todos estão de acordo com os níveis da legislação de emissões.”
Ainda que evite usar o termo “recall”, a marca confirma que haverá uma solução para as unidades da picape afetadas. O reparo ainda levará alguns meses para ser aplicado porque “o software se encontra em desenvolvimento pela matriz da empresa na Alemanha para aplicação nos países afetados”, informa.
Este comunicado também oficializa a fraude em testes de emissão por parte da Volkswagen: segundo a marca, as unidades envolvidas nestes lotes “estão equipados com um software da unidade de comando do motor que pode otimizar os resultados de emissões de NOx (óxidos de nitrogênio) durante os ensaios de emissão medidos em laboratório”. A empresa afirma que “a aplicação desse software não afeta a segurança nem a funcionalidade do veículo”.
Fabricada na Argentina, a picape Amarok é o único modelo de passeio/comercial leve com motor a diesel — família EA189, de 2 litros com turbo, desenvolvida na Alemanha — vendido no Brasil e que poderia fazer parte da lista de carros equipados com o software da fraude — informação agora confirmada.

Unidades envolvidas

Proprietários das picapes afetadas serão comunicados por carta, a partir do primeiro trimestre de 2016, de acordo com a Volkswagen do Brasil. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 0800 019 5775 ou pelo site oficial da marca.
Terão de passar pela atualização do programa de controle do motor a diesel os veículos com os seguintes números de chassis não sequenciais:
+ Amarok 2011:  BA000257 até BA000338.
+ Amarok 2011: B8000200 até B8082605.
+ Amarok 2012: CA001950 até CA026145.
 
Veja:  VW e o escândalo os motores a diesel – 5 vídeos
 

Proteção ambiental

Com a confirmação do envolvimento de carros vendidos no Brasil no escândalo, a Volkswagen pode receber multa também localmente. Segundo UOL Carros apurou, o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) pode aplicar multa de até R$ 50 milhões à Volks nacional, em investigação que está em andamento.
No total, a Amarok emplacou pouco mais de 80 mil unidades desde o lançamento, em 2010 e agosto de 2015, momento da revelação da fraude com motor diesel.

Sem cortes

Mais cedo, nesta quarta, o presidente da Volkswagen no Brasil, David Powels,garantiu que os planos de investimento de R$ 10 bilhões na atualização da linha de produtos local continua seria mantidos, apesar de cortes anunciados pelo chefão mundial do grupo, Matthias Mueller, em tentativa de garantir a saúde financeira da empresa, que terá de arcar com multas e indenizações estimadas em 30 bilhões de euros em todo o mundo (cerca de R$ 130 bilhões), já que vendeu 11 milhões de carros com o software fraudulento em diferentes mercados.
A declaração do executivo foi publicada pelo jornal “Valor Econômico”.

Fonte: UOL Carros

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