VW pede desculpas no Japão e diz que vai apostar em carros limpos
-
Herbert Diess, presidente-executivo da Volkswagen Japão, fala constrangido com jornalistas enquanto apresenta o Novo Tiguan Elétrico
A Volkswagen não fez uma apresentação na abertura do Salão de Tóquio, na manhã desta quarta-feira (28) aqui no Japão. Fez um pedido formal de desculpas aos consumidores.
Os dois maiores executivos da marca no país gastaram 10 dos 15 minutos se conferência para dizer que a marca estava envergonhada pelo escândalo dos testes de emissão fraudados, que afeta 11 milhões de carros em todo o mundo, inclusive o Brasil, com a picape Amarok.
Mais: segundo Herbert Diess, presidente-executivo da Volks Carros no Japão, o problema em que a marca se meteu globalmente atrapalha todo o cronograma no país, que envolvia a apresentação maciça e programada de novos modelos de passeio com motor a diesel. Seriam lançamentos fundamentais para uma marca que ainda é pouco expressiva e busca crescer após 16 anos da entrada no mercado. Tudo adiado, sem data definida para retomada.
Marca tenta se limpar
Como saída, Diess e Sven Stein, diretor representante da Volkswagen no Japão, afirmam que medidas técnicas já estão sendo tomadas para resolução do caso. Além do recall para modificação do software de motores a diesel dos carros afetados em todo o mundo, que começam em janeiro, a marca vai apostar forte em carros verdes, híbridos e elétricos. Ou seja, terá de ser muito limpa e ambientalmente correta para “limpar sua barra” em todo o mundo.
Diess apresentou a variante elétrica do novo Tiguan, que já estava presente no Salão de Frankfurt, em setembro, mas deu detalhes sobre a EQB, nova plataforma modular para carros elétricos.
Espécie de MQB (a base que criou Golf, Audi A3 e o novo Tiguan a combustão) para carros verdes, a EQB deve facilitar produção em massa de carros verdes, que terão como maior característica o aumento da autonomia, chegando a 500 quilômetros no modo elétrico.
Viagem a convite da Anfavea
Escândalo das emissões adiou planos de expansão para o mercado japonês; com isso, maior novidade da marca em Tóquio será uma “velharia”: é a nova geração do Tiguan, já apresentada em Frankfurt
Fonte: UOL Carros