ZF TRW desenvolve airbag central para veículos
De Automotive Business
Instalado no encosto de cabeça dianteiro visa proteção em impactos laterais
A ZF TRW apresenta um novo conceito de airbag para proteção de impactos laterais nos veículos. O airbag central é integrado à estrutura da almofada do encosto de cabeça do assento e configurado para amortecer a região da cabeça, ombros e torso dos ocupantes dos bancos dianteiros.Segundo a empresa, no caso de impacto lateral no qual um outro veículo ou algum objeto atinge a lateral do carro com força, seja do lado do motorista ou do lado do passageiro do assento dianteiro, o airbag central ajuda a manter o motorista em seu lugar, minimizando seu deslocamento lateral e reduzindo o risco de interação entre o outro ocupante sentado ao seu lado ou com peças internas estruturais do veículo que estejam nos arredores.
“O risco de impacto entre os ocupantes dos bancos dianteiros durante colisões laterais é significativo. Pesquisas sobre acidentes mostram que, nos Estados Unidos, quase 30% das fatalidades em impactos laterais envolvem os dois ocupantes dos bancos dianteiros e, na Alemanha, quase 30% dos ocupantes gravemente feridos sofreram colisões laterais que causaram impacto lateral entre ocupantes dos bancos dianteiros”, afirma o diretor de engenharia global da ZF TRW, Dirk Schultz.
O módulo do airbag central é equipado com um dispositivo híbrido de enchimento e pode ser composto por uma bolsa de tecido em peça única ou pela tecnologia de bolsa costurada. O módulo pode ser desenhado para atender diferentes requisitos de design de fabricantes de veículos, incluindo um mecanismo com tiras internas na bolsa para promover uma forma triangular após a abertura, o que ajuda a melhorar o desempenho de retenção dos ocupantes do veículo.
“Estamos observando cada vez mais interesse nesta nova tecnologia de airbag e no momento a Euro NCAP está avaliando novos protocolos de testes de impacto lateral para 2018 e para o futuro,” disse Schultz. “Se forem implementados, acreditamos que muitos veículos novos irão requerer módulos de airbag entre os bancos dianteiros.”
Segundo a empresa, já estão em curso diversos programas de desenvolvimento e pesquisa em conjunto com montadoras.
“O risco de impacto entre os ocupantes dos bancos dianteiros durante colisões laterais é significativo. Pesquisas sobre acidentes mostram que, nos Estados Unidos, quase 30% das fatalidades em impactos laterais envolvem os dois ocupantes dos bancos dianteiros e, na Alemanha, quase 30% dos ocupantes gravemente feridos sofreram colisões laterais que causaram impacto lateral entre ocupantes dos bancos dianteiros”, afirma o diretor de engenharia global da ZF TRW, Dirk Schultz.
O módulo do airbag central é equipado com um dispositivo híbrido de enchimento e pode ser composto por uma bolsa de tecido em peça única ou pela tecnologia de bolsa costurada. O módulo pode ser desenhado para atender diferentes requisitos de design de fabricantes de veículos, incluindo um mecanismo com tiras internas na bolsa para promover uma forma triangular após a abertura, o que ajuda a melhorar o desempenho de retenção dos ocupantes do veículo.
“Estamos observando cada vez mais interesse nesta nova tecnologia de airbag e no momento a Euro NCAP está avaliando novos protocolos de testes de impacto lateral para 2018 e para o futuro,” disse Schultz. “Se forem implementados, acreditamos que muitos veículos novos irão requerer módulos de airbag entre os bancos dianteiros.”
Segundo a empresa, já estão em curso diversos programas de desenvolvimento e pesquisa em conjunto com montadoras.