5 posturas fundamentais para ter sucesso no trabalho

 

posturas

Tomar conhecimento das características fundamentais para alcançar sucesso profissional facilita essa importante aquisição.

Segundo Miguel Lucas, licenciado em psicologia: “Quanto mais duro e exigente for consigo, mais fácil se tornará a sua vida. Ou como dizem os Fuzileiros Americanos, quanto mais você suar em tempo de paz, menos sangrará em guerra“. Não há no que se enganar; para ter sucesso é preciso esforço e preparo.
O levantamento de algumas posturas fundamentais pode facilitar o caminho do sucesso profissional:
1- Seja empático: a empatia é a habilidade de entender emocionalmente o outro, e isso só é possível através da escuta que compreende sem julgamentos. Segundo escrevi neste site: “Desenvolver a empatia na vida profissional é questão de sobrevivência, pois quem não se entende e, consequentemente, não entende o outro não se adéqua a uma corporação.”
2- Aprenda a lidar com o seu chefe: reconhecer o tipo de chefe que você tem facilita aprender a lidar com ele. Roberto Recinella faz uma listagem importante sobre como lidar com cada tipo de chefe e ressalta: “Você tem duas opções, sair da empresa ou lidar com isso“. Mantenha sempre um posicionamento profissional e respeitoso, mesmo fora do ambiente de trabalho, isso certamente pode evitar muita confusão.
3- Seja cordial com os colegas: a cordialidade é sempre sinal de respeito e consideração pelo outro. Manter bons relacionamentos no trabalho é muito interessante, pois melhora o ambiente profissional, propiciando maior satisfação para todos. Ser atencioso nas pequenas coisas pode fazer a diferença em situações mais complicadas. Mas é importante que as relações profissionais permaneçam nesse patamar e, mesmo que você tenha relação pessoal com algum colega, no ambiente de trabalho, o profissionalismo deve prevalecer.
4- Desenvolva as suas potencialidades: o mundo está cada vez mais dinâmico e não parece mais ter lugar para pessoas que “pararam no tempo”. Independente do cargo e da capacidade que você possui, invista em aumentar seus conhecimentos e ampliar a sua área de ação. Muitos profissionais acabam em situações complicadas por serem superados por outros com maior conhecimento em técnicas e elementos inovadores. Fique alerta e não se acomode!
5- Dedique-se ao que faz: é importante que você busque trabalhar numa área que tenha afinidade, pois a sua satisfação conta muito para o sucesso profissional. Empenhe-se em fazer sempre o melhor e, mesmo nas pequenas coisas, demonstre interesse. Mantenha o bom humor e procure dominar o estresse, lembre-se de que os colegas de trabalho, e muito menos o seu chefe, não são obrigados a lidar com alguém mal-humorado ou estressado. Seja um profissional que faça a diferença para o desenvolvimento do trabalho, da empresa e do ambiente profissional.
Para que você se sinta satisfeito e feliz com o seu trabalho, empenhe-se primeiro, em estar satisfeito consigo mesmo; isso é fundamental para o sucesso profissional. Acredite em suas potencialidades e na capacidade que possui em desenvolver novos talentos. Inspire-se na frase de Cynthia Kersey: “Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você“.
Fonte: Familia.com.br

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.