BH: Grupo Bonsucesso abrirá a 14ª concessionária de veículos
Em 2015, o Grupo Bonsucesso – que congrega 18 empreendimentos divididos entre os segmentos automotivo e financeiro – comercializou cerca de 23.822 veículos. E a expectativa, de acordo com o diretor do grupo, Luiz Flávio Pentagna Guimarães, é a de manter as vendas dentro da média do mercado. Num período desfavorável ao crescimento, a companhia tem planos de expansão. “Devemos abrir mais uma concessionária neste ano”, conta o executivo, que é filho do fundador do grupo, Paulo Vivas Guimarães.
Por enquanto, é estratégia da empresa não divulgar a localização da 14ª concessionária. Mas, Pentagna Guimarães diz que bandeiras como Toyota e Land Rover “serão sempre bem-vindas”. Atualmente, são 12 concessionárias de carros de sete marcas – Volkswagen, Honda, Nissan, Audi, Fiat, Hyundai e Jeep – e uma de moto Triumph.
E como atuar num mercado com tanta concorrência e atrair mais clientes numa época de vendas desaceleradas? Guimarães responde que é importante planejar, conhecer bem os clientes e inovar sempre, procurando criar estratégias que agreguem valor e gerem benefícios aos clientes.
“Precisamos ter em mente que o mercado é competitivo e repleto de clientes que buscam algo diferente, único e com boas condições comerciais. Com isso, o negócio precisa se reinventar a todo momento para atender as expectativas dos clientes”, diz.
Desempenho. Hoje, de acordo com Guimarães, o Grupo Bonsucesso tem um desempenho que o coloca em primeiro lugar em relação às demais empresas do segmento. “Temos o maior emplacamento em novos e usados em Minas Gerais”, afirma Guimarães.
Para ele, são muitos os fatores que proporcionam o sucesso do grupo: “Mas os principais sempre foram o profundo respeito à ética no relacionamento com o mercado e o investimento permanente na capacitação de seus colaboradores”.
O executivo diz que o mercado está decrescente, mas que o grupo deve vender o mesmo que em 2015. “Pois abrimos cinco concessionárias no ano passado e, neste ano, estamos com todas elas desde o começo”.
No mercado de veículos seminovos, Guimarães conta que o Bonsucesso é pioneiro na venda de estoque compartilhado. “As lojas possuem seus estoques independentes, mas nossa operação permite que a equipe de vendas consulte o estoque de todas as lojas e faça a venda de um veículo que pertence à outra loja”, explica.
Triumph
Marca. Em 2013, o Grupo Bonsucesso passou a atuar no segmento de motocicletas com a Triumph BH. A marca inglesa Triumph é uma das mais tradicionais do mundo com 113 anos de história.
Empresário passou por vários setores
A história do Grupo Bonsucesso começou com seu fundador, Paulo Vivas Guimarães, na década de 30. Ele foi representante comercial em uma empresa de tecidos e trabalhou no setor bancário, o antigo Banco Minas Gerais. “E, após desligar-se do setor financeiro, iniciou sua trajetória de sucesso primeiramente no ramo alimentício e em seguida no comércio varejista de automóveis”, conta o diretor do Grupo Bonsucesso, Luiz Flávio Pentagna Guimarães.
Atualmente, o Grupo Bonsucesso é administrado pela família Pentagna Guimarães, representada pelos filhos e netos de Paulo Vivas Guimarães e sócios, que, de acordo com Luiz Flávio, “se mantêm pautados na tradição e na experiência de muitos anos de mercado, sempre orientados para novas ideias e oportunidades que imprimem aos negócios ética, credibilidade e inovação”.
Se a companhia continua essencialmente familiar, Luiz Flávio explica que as empresas do Grupo Bonsucesso conseguiram manter o acolhimento, a proximidade com seus funcionários e toda a essência que motivou a construção do grupo, permanecendo, assim, uma empresa familiar. “Mas isso não impediu que as empresas crescessem e se profissionalizassem, buscando sempre oferecer as melhores práticas na comercialização de automóveis e na prestação de serviços. Conseguimos preservar os valores familiares, mas agregando condutas que tornaram nossas empresas ainda mais competitivas e sendo referência no mercado que atuamos”, diz.
Por Helenice Laguardia;
Foto: Lincon Zarbieti.