Empresa chinesa compra 99 por R$ 960 Milhões
A transação acontece um ano após a assinatura de uma parceria entre a startup brasileira e a Didi Chuxing. Em 2017, grupo já havia investido R$ 325 milhões na 99
Após compra feita pela DiDi Chuxing, 99 pode ter se tornado o primeiro “unicórnio” brasileiro (Foto: Wikicommons)
A DiDi Chuxing, empresa chinesa que é dona da maior plataforma móvel de transporte do mundo, fechou a compra da brasileira 99, startup de mobilidade urbana, por US$ 300 milhões (R$ 960 milhões).
A transação acontece um ano após a assinatura de uma parceria entre as duas empresas, que incluiu ainda um aporte de US$ 100 milhões (R$ 325 milhões) da empresa asiática na 99.
Procurada, a 99 não comentou a informação. Por meio de nota, disse que se manifestará sobre as informações veiculadas pela mídia nesta terça-feira “no momento oportuno”.
No ano passado, a 99 recebeu mais de US$ 200 milhões em investimento. Metade deste total veio do aporte veio da própria DiDi, em janeiro, acompanhado por uma rodada liderada pelo Riverwood Capital, focado em investimento em capital privado no segmento de tecnologia.
A outra fatia veio seis meses depois, com a entrada do Softbank, grande investidor em aplicativos de mobilidade urbana.
No mês passado, liderou o consórcio que adquiriu uma fatia de 17,5% do Uber, numa transação que avaliou a empresa de transporte em US$ 48 bilhões.
Outras companhias e fundos que investiram na 99 em 2017 foram o Monashees, a Qualcoom Ventures e o Tiger Global.
Pouco antes do Natal, a DiDi anunciou ter concluído uma rodada para captação de investimento que totalizou US$ 4 bilhões. Os recursos serão usados na expansão internacional, em novos negócios, entre outras iniciativas como serviços com redes de veículos movidos a novas energias. Procurada sobre a aquisição da 99, a DiDi não respondeu.
A asiática já contava com assento no conselho de administração da empresa brasileira, para quem dá suporte nas áreas de tecnologia, desenvolvimento de produtos, operações e planejamento de negócios.
O foco da parceria está em ampliar o serviço de motoristas privados da 99 — o 99Pop, que disputa mercado com concorrentes como Uber e Cabify.
Após a consolidação das operações no mercado brasileiro, a meta é fazer a internacionalização do aplicativo, ampliando as atividades à América Latina.
“A China e a América Latina são os principais mercados emergentes do mundo, com grandes oportunidades para essa nossa indústria de mobilidade urbana”, declarou Cheng Wei, fundador e CEO da DiDi Chuxing, em comunicado divulgado no início de 2017, no fechamento da parceria com a 99.
Fundada em 2012, a 99 reúne serviços de mobilidade de táxi e carro particular, conectando 14 milhões de passageiros a mais de 300 mil motoristas em mais de 400 cidades do Brasil.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios | 02.01.2018| Por Agência O Globo