Entenda a importância de construir uma estratégia de marketing para o crescimento da sua empresa
Para encontrar a resposta, é preciso decompor o sistema. A primeira parte está nos mecanismos utilizados para atrair e fidelizar os clientes, por exemplo, anúncios de jornais e revistas, programas de fidelização e social media. Uma vez que as ferramentas estejam identificadas, é hora de pesquisar meios deixá-las mais efetivos. Ainda seguindo o exemplo da social media, citado anteriormente, melhorar o design de seu site e criar uma nova estratégia para as redes sociais são boas soluções para melhorar a divulgação online da sua marca.
O segundo passo é saber quais são os recursos que não estão correspondendo às metas. Uma vez que seja detectado o problema, não vale a pena continuar investindo em algo que não dê resultados, ou mesmo tentar mudar a estratégia. O melhor é redirecionar suas verbas para o que for mais efetivo, ou seja, se você descobrir que anúncios em revistas não trazem o retorno esperado, é melhor parar de publicá-los e investir em social media, por exemplo.
Paralelamente a esse trabalho, os dispositivos de vendas também devem passar pela mesma avaliação. Os meios menos produtivos devem ser descartados e os mais eficazes mantidos e aperfeiçoados. Por exemplo, se as vendas online são o ponto forte da sua empresa, pense em maneiras de otimizar seu site, criar promoções e formas de baratear o frete, por exemplo. Ao trabalhar o marketing e a operação simultaneamente, sua companhia tende a ganhar muito em solidez e, consequentemente, crescer em um ritmo acelerado.
Fonte: Portal do Empreendedor Santander