A importância dos Indicadores de Performance em uma locadora

IDR – Índice de Desempenho Rental

Indicadores em qualquer negócio, tem como alvo o que a própria definição do nome diz: Indicar a dor.

No mundo dos negócios dor tem nome e se chama: DESEMPENHO. O indicador de desempenho, ou de dor, assim como na vida, nos apresenta um quadro geral de um negócio, sua saúde propriamente dita.

Um exame de sangue, por exemplo, nos traz diversas informações, mas sempre trazendo um “indicador médio aceitável”, a partir daí é que sabemos se estamos com colesterol alto, diabetes e um tanto de outras coisas.

O que acontece com uma locadora é na realidade a mesma coisa, mas saber se estamos bem ou ruim vai muito de nossa comparação com um indicar médio e é aí que nasce a importância dos Indicadores de Performance.

Mas antes de entender a sua importância, talvez tenhamos que entender mesmo qual a necessidade de quem está olhando, o que ele de fato busca ver.

Um sócio, por exemplo, quer saber se o dinheiro ali colocado foi melhor no tocante à rentabilidade de um investimento, compra de imóvel ou simples investir em outra coisa.

Paulo Henrique Souza, CEO da AUDIT LocOne e idealizador do Fórum Rent! de Contabilidade
Paulo Henrique Souza, CEO da AUDIT

Os analistas de mercado querem buscar segurança, rentabilidade também, mas perpetuidade e manutenção daqueles resultados, afinal, eles serão os conselheiros junto aos seus clientes investidores.

Já uma empresa que quer combinar negócios por meio de uma fusão, a intenção maior será ver o que daquele resultado apresentado pela locadora alvo da aquisição, poderá ser ainda mais rentável quando ele entrar ali com toda a “sua tropa”.

E é aí que os indicadores cumprem muito bem este papel de atender às essas necessidades dos diversos públicos interessados.

Vejamos então a importância de cada indicador em seu objetivo principal de dar a informação para cada necessidade ali buscada.

  • EBITDA -Poder de geração de caixa
  • ROA/ROI/ROIC/ROE -Retorno sobre o que foi ali injetado
  • CUSTO da DÍVIDA -Sinalizador de como está “o grau de sustento” por vitaminas externas

Uma das vantagens dos indicadores é sua “linguagem universal” balizando cada segmento com seus referenciais próprios, mas usando as mesmas bases.

Embora esta universalidade coloque todos os balanços “na mesma régua”, é de se aprumar entendimentos no tocante ao que cada indicador quer mostrar em seu segmento.

As locadoras possuem um estilo de negócios que é diferente da maioria, por exemplo, de uma empresa industrial, comercial ou prestadora de serviços.

O imobilizado em uma locadora é um gerador de receitas constantes, ele em si mesmo é a receita, bem diferente dos demais segmentos onde os ativos são meros instrumentos usados para geração de algo que se transformará em receitas.

A mudança deste prisma faz com que cada interessado precise ter uma forma diferente, ou “difeRENT”, de olhar o balanço das locadoras, ser específico e não genérico. E aí então os indicadores do Rental atendem muito bem essa necessidade.

Por fim, olhar uma empresa unicamente por suas Receitas, Despesas e Balanços, seria como ter um exame de sangue próprio, mas querer interpretá-lo sem a participação de um médico, ou ainda, pegar os resultados solicitados por um urologista ou um ginecologista e pedir que um cardiologista o interprete.

Indicador, indica a dor, então precisamos nos especializar naquela “dor”, para poder extrair o melhor da saúde de uma locadora.

-> Conheça o IDR – Índice de Desempenho Rental e peça seu teste grátis

Confira mais notícias da Audit:

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.