Formas de evitar problemas ao investir em um negócio

evitar-problemas-investir
Um empreendedor deve saber como investir corretamente em seus produtos ou serviços. Antes de apresentar uma ideia original à empresa, você certamente terá que patenteá-la a fim de protegê-la no mercado. Mas, a questão é: como fazer isso da maneira correta?

 
Confira como proteger a patente de uma marca ou produto para evitar cópias indesejadas e ter sucesso em seu investimento:
 
1- Procure um advogado experiente
É importante obter um advogado experiente no ramo industrial com o qual você trabalha para ajudá-lo a escrever o acordo de patente. Além disso, a proteção jurídica também é fundamental para investigar casos de cópia, que envolvem questões legais ligadas aos direitos autorais.
 
2- Saiba como agir em caso de infração
Caso o seu produto seja copiado por outra empresa, o seu advogado deverá enviar primeiramente uma carta relatando a ocorrência de infração e solicitando a interrupção na produção dos infratores, além de uma indenização.
 
3- Entre com uma ação judicial em últimos casos
Caso a carta escrita pelo seu advogado não funcione, é hora de procurar por uma ação judicial. Mas, é importante ter em mente que esse processo pode ter um preço bem alto e demorar a ser concluída. Além disso, trata-se de algo burocrático e arriscado, pois não há nenhuma garantia de que você irá ganhar na justiça.
 
4- Tenha cuidado ao compartilhar a sua ideia
Tenha desconfiança e seja bastante cauteloso antes de mostrar a sua ideia aos colegas de trabalho. Antes de divulgá-la na empresa, procure conversar com as pessoas que trabalham com você, obtendo o máximo possível de referências.
 
Fonte: Portal Santander Empreendedor

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.