Robô manobrista estaciona carros na Alemanha

Para quem chega ao aeroporto em cima da hora, encontrar lugar para o carro num estacionamento lotado pode ser uma tarefa tensa. Em Düsseldorf, na Alemanha, quem estiver com pressa já pode deixar seu carro aos cuidados de um robô manobrista.
Para usar esse recém-inaugurado estacionamento robótico, o PremiumPLUS-Parken, a pessoa faz um cadastro prévio na web. Depois, basta parar o carro numa área específica do aeroporto, próxima ao setor de embarque.
Num painel de cristal líquido, o passageiro confirma que todas as pessoas saíram do carro e que a bagagem foi removida dele. Desse momento em diante, o veículo fica aos cuidados de Ray, o robô manobrista.
Ray mede o carro para determinar a vaga adequada a ele. Depois, levanta-o usando lâminas parecidas com as de uma empilhadeira. A máquina transporta o veículo até uma das 249 vagas reservadas aos robôs manobristas, que podem erguer até 3,3 toneladas.
Se o passageiro informou seu itinerário de viagem, ele vai encontrar o carro esperando por ele ao retornar. O robô é acionado quando o avião chega ao aeroporto e traz o carro para uma área onde o dono pode retirá-lo.
Um aplicativo móvel, disponível para iPhone e Android, permite que a pessoa informe alterações no itinerário. Cada hora nesse estacionamento robotizado custa 4 euros (cerca de 12 reais). Um dia inteiro sai por 29 euros (88 reais).
Ray é fabricado pela empresa alemã Serva Transport Systems. A empresa diz que o sistema é conveniente principalmente para viajantes de negócios, que fazem viagens curtas e estão sempre com pressa. Mas espera fornecê-lo também para shopping centers e outros locais.
Como não é preciso deixar espaço para manobra, os carros ficam muito próximos um do outro. Segundo a Serva, os robôs permitem estacionar até 60% mais veículos no mesmo espaço, em comparação com o sistema convencional.
Por Maurício Grego, de Exame.com.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.