Turismo fez circular R$ 6 bilhões em 2015
Estimativa é de que cerca de 3,5 milhões de pessoas passaram por Curitiba
Uma estimativa do Instituto Municipal de Turismo (CTur) calcula que o turismo tenha movimentado mais de R$ 6 bilhões em Curitiba, no ano passado. Pelos levantamentos do Ctur, cada turista que chega a Capital paranaense gasta por dia, em média, US$ 106, (aproximadamente R$ 420) e permanece na cidade por quatro dias.
A presença de visitantes na cidade é importante porque movimenta toda a cadeia produtiva que tem impacto em mais de 50 segmentos da economia, diz texto da CTur. “Os turistas vêm para conhecer a cidade e interferem positivamente na economia, seja com a alimentação, hospedando-se em hotéis, visitando lugares ou apenas comprando souvenirs. Todo investimento realizado para promoção e atração de turistas para Curitiba retorna através de arrecadação ao município”, explicou a diretora de turismo do Ctur, Cristiane Santos.
Um exemplo é que na primeira quinzena de janeiro, a taxa de ocupação hoteleira da cidade manteve-se acima dos 60%, o que é considerado um bom porcentual, já que a média anual de ocupação fica em 50%. Durante os jogos realizados na Arena do Atlético Paranaense pela Copa do Mundo de 2014, por exemplo, a ocupação média foi de 68%.
Segundo dados do CTur, aproximadamente 350 mil pessoas visitam Curitiba em janeiro, estimativa que deve ser mantida neste ano.
Milhões
De acordo com estimativa do CTur, todos os anos a Capital recebe entre 3,45 milhões e 3,72 milhões de visitantes, número que revela a evolução do setor na cidade ao longo das últimas duas décadas. Em 2000, por exemplo, o município havia recebido 1,1 milhão de visitantes. Ou seja, em 15 anos o número de pessoas que visitam Curitiba cresceu 238%.
O mês de maior movimento turístico na Capital é justamente janeiro, época de férias e verão.
Negócios — O turismo de negócio também é outro combustível importante na atração de visiantes à Capital. No ano passado, apesar da crise, a estimativa é de que seriam movimentados cerca de R$ 447 milhões entre os eventos técnico-científicos e de negócios. Ao longo do ano foram mais de 200 eventos realizados em Curitiba, em diversos espaços.
E o ano sempre começa com um dos maiores eventos do ano, a Oficina de Música que está na sua 34ª Edição e durante vinte dias movimenta a cidade com apresentações de músicos e cursos. É a maior edição já realizada considerando o número de espetáculos, profissionais e alunos envolvidos.
Motivação
29,6% dos turistas
que visitam Curitiba em dezembro têm como principal motivação da viagem as apresentações natalinas, como o coral de Crianças do Palácio Avenida. Mas o Carnaval também se tornado um atrativo, graças à programação alternativa da cidade, como o Zombie Walk e o Psycho Rock Carnival. O turismo de lazer cede espaço ao turismo de negócios logo após a festa de Momo. O turismo de negócios e eventos é responsável por 58% das visitas na Capital, segundo o Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB).
Fonte: Bem Paraná