3ª Electric Move tem programação definida
3ª Electric Move tem programação definida. Evento organizado pelo SIMECS inclui Fórum, Simpósio de Mobilidade Urbana e Jornada da Sustentabilidade
A 3ª Electric Move – Feira de Mobilidade Elétrica, Descarbonização e Transição Energética está com a programação definida e segue recebendo a confirmação de novos expositores, de startups que atuam neste mercado, e apoiadores. Evento que reunirá empresas, especialistas e instituições para trocas de experiências, palestras e muito networking em torno de soluções sustentáveis, será realizado pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS) de 6 a 8 de novembro, no Parque de Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, com entrada gratuita.
A Electric Move será uma importante oportunidade para conhecer alternativas que levem à diminuição de custos operacionais, eficiência energética, identificar tendências em transição energética, as diferentes aplicações das energias renováveis e a produção do chamado aço verde, o aço produzido a partir de índices reduzidos de combustíveis fósseis ou mediante uso de fontes renováveis, evitando o impacto ambiental.
A feira será também um ambiente propício para a busca de parcerias e de negócios e contará com a participação de instituições que disponibilizam linhas de financiamento para projetos na área.
No espaço de expositores, será possível conhecer tecnologias em ônibus, carros e bicicletas elétricas, empilhadeiras elétricas, energias fotovoltaicas e paineis e placas para o segmento eletroeletrônico, entre outros produtos, que melhoram a eficiência das empresas em logística e equipamentos que auxiliam no processo de redução de custos.
A programação, que inclui o Fórum de Transição Energética e Descarbonização, o Simpósio SAE Brasil de Mobilidade Urbana e a Jornada da Sustentabilidade – Microempa e CACB, será concentrada no Auditório Central do Parque de Eventos. As palestras irão apresentar histórias e experiências inspiradoras na área, haverá rodadas de negócios e exposição de tecnologias sustentáveis (veja abaixo).
A abertura da feira ao público vai ocorrer às 14h do dia 6 de novembro, com solenidade oficial às 13h30, seguida de visita de comitiva e autoridades. No dia 7, visitação e programação ocorrerão das 14h às 20h, e no dia 8, das 10h às 18h. O credenciamento antecipado para a participação no evento já pode ser feito, pelo site oficial (https://electricmovebrasil.com.br). Para mais informações sobre a programação e sobre como ser expositor na feira ou apoiador, basta fazer contato pelo email [email protected]m.br ou pelos telefones (54) 3228.1855 e (54) 99603.0203.
A Electric Move tem o patrocínio de Agrale, BRDE, Marcopolo, Randoncorp e Sicredi e apoios de Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), MobiCaxias – Associação Mobilização por Caxias do Sul e Parque de Eventos da Festa da Uva.
A PROGRAMAÇÃO:
06/11 (quinta-feira) – 15h
Fórum de Transição Energética e Descarbonização:
Incluirá apresentações de cases sobre redução da pegada de carbono em produtos e processos industriais e cases de formas sustentáveis de propulsão: combustíveis alternativos.
07/11 (sexta-feira) – 8h
Simpósio SAE Brasil de Mobilidade Urbana
08/11 (sábado) – a partir das 9h30
Jornada da Sustentabilidade – Microempa e CACB. Realizado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), no âmbito dos Projetos Empreender e AL-Invest Verde, por meio da Microempa. Incluirá duas palestras e Roda de Conversa com a participação de empresas que contarão suas histórias:
9h30 às 11h – Palestra técnica da CACB – “Jornada da Sustentabilidade: como gerar impacto positivo e valor para o seu negócio”, com a doutora em Engenharia Ambiental e especialista em ESG e Gestão de Negócios Joice Pinho Maciel.
11h às 12h30 – Painel Microempa (1h30) – Será dividido em dois momentos:
Painel “Sustentabilidade na prática: do custo ao valor estratégico” e Roda de Conversa – Casos reais/depoimentos. O Painel terá a participação de Jenice Ferreira dos Santos, engenheira ambiental e de segurança do trabalho, especialista em SGA e com MBA em Treinamento Corporativo, Mentoria Executiva e Consultoria Empresarial. Já a Roda de Conversa inclui depoimentos e exemplos práticos de quem transformou seu negócio com ações em sustentabilidade.
SOBRE O SIMECS
Com 67 anos de atuação, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) é uma das maiores entidades patronais do Sul do país. Reúne empresas que, juntas, respondem por 73 mil postos de trabalho e um faturamento anual de R$ 50 bilhões. Dentre suas prioridades de atuação estão o impulso à inovação e à competitividade da indústria, a representação dos associados junto às instâncias políticas e econômicas e o incentivo à expansão dos negócios regionais nos mercados nacional e internacional. A sua base reúne os seguintes municípios: Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Garibaldi, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Guabiju, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Protásio Alves, São Marcos, São Jorge, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.
SOBRE A CACB
A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é um coletivo empresarial que busca contribuir para o desenvolvimento econômico do país, representando 27 federações, 2,3 mil associações comerciais e empresariais e 2 milhões de empresas. Organização multissetorial, reúne empresários de setores como comércio, indústria, agropecuária e serviços, de diferentes portes e ainda profissionais liberais. É a mais antiga representação empresarial das Américas, sendo fundada em 1811.
SOBRE O EMPREENDER
Desenvolvido pela CACB em parceria com o Sebrae, o Programa Empreender já beneficiou mais de 100 mil empresários em todo o país. A iniciativa busca fortalecer as micro e pequenas empresas por meio da atuação conjunta em núcleos setoriais, nos quais os próprios empresários identificam desafios comuns e constroem soluções colaborativas, com apoio técnico de consultores. Atualmente, o programa está em expansão, sendo implementado em diversas Associações Comerciais brasileiras.
SOBRE O AL-INVEST VERDE
O AL-Invest Verde é um projeto financiado pela União Europeia que tem como objetivo promover o crescimento sustentável e a criação de empregos no Brasil e em mais 17 países da América Latina. A iniciativa visa apoiar as micro e pequenas empresas latino-americanas na transição para uma economia circular, eficiente em termos de recursos, com baixa emissão de carbono e baseada em inovação e digitalização.
3ª Electric Move tem programação definida