Localiza Hertz ganha Selo de Excelência em Franchising pela 12ª vez
Chancela da Associação Brasileira de Franchising reconhece as melhores franquias de acordo com avaliação dos próprios franqueados
A Localiza Hertz, maior empresa de aluguel de carros da América do Sul, recebe pela 12ª vez o Selo de Excelência de Franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising. O selo é resultado de avaliação de satisfação dos franqueados que avaliam itens como: a efetivação do plano de negócios, a predisposição em abrir outras unidades e recomendar a franquia, além de performance operacional e global das redes participantes do estudo.
A chancela funciona como termômetro de gestão das redes e é entregue para franquias que alcançam ao menos, 75 pontos, de acordo com avaliação dos próprios franqueados. A Localiza Hertz atingiu 93. “É um recorde histórico para a empresa que esse ano completa 45 anos e uma grande vitória para toda a equipe. É o melhor sinal de que nosso foco, esforço e empenho pelo sucesso do negócio do franqueado são realmente eficazes”, destaca Gina Rafael, Diretora Executiva.
A satisfação geral do franqueado tem correlação positiva com os seguintes fatores: a franqueadora buscar novas alternativas e soluções para o cliente, foco em aumentar a rentabilidade ou a participação de mercado da franquia; o suporte – treinamentos, reciclagem, consultoria, manuais, sistemas, etc.; os canais de relacionamento e participação efetiva do franqueado; abertura para ouvir a opinião ou demanda do franqueado sobre as ações de marketing promovidas pela franqueadora e a destinação dos investimentos para as ações de marketing.
A equipe de Franchising da Localiza Hertz mantém contato permanente com os franqueados e monitora seus negócios por meio de visitas de desenvolvimento, oferecendo todo o know-how que eles precisam para crescer e dominar o seu mercado. O modelo de franquias da empresa permitiu a expansão da presença internacional da companhia, que está na liderança do mercado como a maior rede de aluguel de carros do continente. Do total de 591 agências, 131 são franquias brasileiras e 70 são franquias operando no exterior: na Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai.
28ª edição do Selo de Excelência em Franchising
O prêmio é realizado há 28 anos pela Associação Brasileira de Franchising e em 2018 teve recorde de redes participantes e chanceladas. Inscreveram-se 251 marcas, 248 concorreram à chancela (três participaram apenas da pesquisa) e 218 a conquistaram. Para tanto, foram realizadas mais de 1,1 mil entrevistas qualitativas com franqueados, um recorde também.
Para receber o Selo, as redes são avaliadas em pesquisa aplicada junto aos franqueados por empresa especializada e independente, sob acompanhamento e análise da Comissão de Ética da ABF. A avaliação é realizada por meio da análise de documentos e da realização de pesquisas e entrevistas com franqueados da marca, que responderam itens como a satisfação com a aquisição da franquia, o suporte da franqueadora, a lucratividade, entre outros.