Nova funcionalidade digital beneficia proprietários e locadoras no Paraná
Nova funcionalidade digital beneficia proprietários e locadoras no Paraná
Essa novidade é ainda mais significativa para as locadoras de veículos. Essas empresas enfrentam desafios ao gerenciar multas de trânsito cometidas por seus clientes.
Os proprietários de veículos no Paraná agora têm a facilidade de indicar o verdadeiro infrator de uma infração de trânsito de forma totalmente online. Esta nova funcionalidade, chamada Indicação do Real Infrator Online, está disponível através da Carteira Digital de Trânsito (CDT) e resolve um problema antigo e burocrático. Antes, para transferir os pontos de uma infração para o motorista que efetivamente cometeu a infração, o proprietário do veículo precisava comparecer pessoalmente a um posto de atendimento do Detran junto com o infrator.
Com a adesão do Detran Paraná à tecnologia desenvolvida pelo Serpro, esse procedimento agora pode ser realizado digitalmente.
Nesta semana, o Detran Paraná formalizou a adesão à Indicação do Real Infrator Online junto ao Serpro, empresa responsável pelo desenvolvimento da funcionalidade e da Carteira Digital de Trânsito. Agora, utilizando a CDT ou o Portal de Serviços da Senatran, o proprietário do automóvel pode informar digitalmente quem cometeu a infração para que este assuma os trâmites com o órgão de trânsito. A indicação do infrator deve ser feita em até 30 dias a contar da data de notificação da multa e é restrita a pessoas físicas. Tanto o proprietário do veículo quanto o real infrator precisam possuir CNH digital, e o indicado deve assinar o aceite de forma eletrônica.
Multas em outros estados
Essa inovação já está em operação nos Detrans de vários estados, incluindo Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Roraima e São Paulo. A digitalização desse processo reflete um esforço contínuo para modernizar os serviços de trânsito e facilitar a vida dos cidadãos, eliminando a necessidade de deslocamento e agilizando a resolução das infrações.
A importância dessa novidade é ainda mais significativa para as locadoras de veículos. Essas empresas frequentemente enfrentam desafios ao gerenciar multas de trânsito cometidas por seus clientes. Com a Indicação do Real Infrator Online, a administração dessas infrações se torna mais simples e eficiente. Ao invés de processos burocráticos e presenciais, as locadoras podem transferir os pontos de infração diretamente para o cliente que cometeu a infração de forma digital, economizando tempo e recursos.
Redução de custos operacionais
Além disso, o processo digital reduz custos operacionais, eliminando a necessidade de deslocamentos e de comparecimentos físicos aos postos de atendimento do Detran. A agilidade e eficiência proporcionadas pela nova funcionalidade beneficiam tanto a locadora quanto o cliente. Não precisam aguardar longos períodos para que a infração seja formalmente atribuída. Isso melhora o atendimento ao cliente, oferecendo um serviço mais transparente e confiável.
Portanto, ao transferir corretamente os pontos para o verdadeiro infrator, as locadoras evitam complicações legais e garantem que a responsabilidade pela infração recaia sobre a pessoa certa. Dessa forma, protegendo a empresa de possíveis sanções ou disputas. A utilização de uma plataforma digital confiável também fortalece a confiança entre a locadora e seus clientes, valorizando a adoção de práticas justas e tecnológicas.
Para realizar a transferência de responsabilidade da multa, o proprietário do veículo precisa informar o CPF do verdadeiro infrator, que, por sua vez, receberá uma notificação. E, ao aceitar a indicação, assumirá os pontos da infração em sua CNH. Esta iniciativa não só simplifica o processo para os motoristas, mas também contribui para a eficiência administrativa dos órgãos de trânsito. Além de reduzir a carga de atendimentos presenciais e acelerar a resolução de multas.
Assim, a Indicação do Real Infrator Online se apresenta como uma solução prática e moderna para um problema antigo. E traz mais comodidade e eficiência tanto para os motoristas quanto para as locadoras de veículos e os órgãos de trânsito do Paraná. E também em outros estados brasileiros que já adotaram a tecnologia.
Nova funcionalidade digital beneficia proprietários e locadoras no Paraná.