Só nos resta… Treinar, treinar, treinar…

“Investir em programas de capacitação resulta na melhor entrega dos colaboradores e provê aos funcionários preparação profissional que supra as necessidades estratégicas da organização, fortalecendo a marca, sedimentando a Missão, alcançando a Visão, não deixando de respeitar os valores do negócio, além de ser uma ferramenta de retenção de talentos da empresa”. (texto de Fernando Battestin)
Neste mundo dos negócios está cada vez mais difícil encontrar profissionais qualificados e capacitados para nosso segmento. Ou migramos alguém de um concorrente ou formamos alguém em nossos quadros.
Existe um cenário de preocupação de encontrar uma solução para esta situação. Veja uma pesquisa que foi feita pela FNQ – Fundação Nacional da Qualidade onde foram ouvidas 137 empresas no Brasil, cujo resultado apontou que 88% dessas empresas não conseguem recrutar um profissional que tenha o perfil para o cargo. Também se apurou que 100% das empresas consultadas tem a convicção que a formação do colaborador afeta diretamente seu desempenho.
Passando para os colaboradores invariavelmente já ouvi centenas de vezes a frase: “Não vou perder meu tempo para ouvir uma coisa que já sei”.
Quando estamos falando de aprendizado, jamais iremos perder nosso tempo durante um período em que estamos numa sala, num auditório, ouvindo alguém falando sobre um assunto.
Com certeza não estaremos perdendo tempo, e sim ganhando mais conhecimento, por mínimo que seja, ou aprendendo algo.
Isto é um investimento feito primeiramente em nós mesmo e consequentemente para nossa empresa. Conhecimentos e aprendizados que aplicaremos naquele momento no nosso atual trabalho, mas principalmente em toda a nossa vida.
O aprendizado faz parte de todos os momentos de nossa vida. Aprendemos com nossos filhos, nossa companheira (o), nossos amigos, nossos superiores, enfim, a todo o momento aprendemos algo novo.
O sucesso das empresas está em saber reter seus talentos. Só retemos nossos talentos a partir do momento que os capacitamos, que lhes damos uma oportunidade de crescimento, que possamos lhes vislumbrar um futuro.
Da mesma forma ouço grande parte dos empresários tratar a capacitação como “DESPESA”. Isto é um investimento que a empresa faz em seus colaboradores cria em seu quadro o estimulo do aprender e consegue reter seus talentos. Sabemos que não é eterna a permanência dos colaboradores na empresa e raramente hoje vemos aquele que está há muitos anos na mesma empresa, mas para aquele momento ou período que ele está, ele estará retornando o seu investimento na sua capacitação. Além disso, ele se torna um elemento multiplicador dos ensinamentos recebidos.
E você precisa ter a ambição sadia de crescer, de aperfeiçoar seus conhecimentos, de estar sempre à frente das inovações. O mundo muda a cada segundo e nós demoramos às vezes, minutos, horas ou anos a mudar.
As empresas modernas não pensam mais em seus funcionários como o futuro da organização, mas sim como o presente. Não há como pensar em qualificar pessoas com a preocupação em perdê-las para o mercado, afinal se o aprendizado e a qualificação são úteis para a organização, do mesmo modo são importantíssimos para o desenvolvimento do profissional e ele é parte fundamental do processo.
O que realmente fará a diferença é como a empresa enxerga cada colaborador, e a maneira como irá capacitá-los para suprir suas necessidades. Os profissionais por sua vez, também valorizam organizações onde são reconhecidos e possuem chance de evoluir. Acreditamos que está não é somente uma forma de reter talentos, mas a única maneira de uma empresa sobreviver.
Nós gestores precisamos deixar de pensar que estamos capacitando nossos colaboradores para o mercado, mas sim temos que nos preocupar em prepara-los para nossa empresa, visando a maior rentabilidade nos negócios.
Portanto reafirmo que a sobrevivência de nossos negócios e o aumento dos resultados passa obrigatoriamente pela capacitação.
Dai, para nós resta somente, TREINAR, TREINAR E TREINAR.
 
Fonte: Carlos Faustino
Consultor de Gestão e Treinamento.
www.crfconsulting.com.br
[email protected]
crf-consulting-company

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.