Terceirização de frotas, um segmento em expansão
O empresário brasileiro já está começando a enxergar as vantagens da terceirização de frotas. A principal delas é a redução nos custos com manutenção de veículos próprios, I PVA, seguros e licenciamentos, além da diminuição das tarefas administrativas. Dessa forma ,ele terá a oportunidade de focar os esforços em pontos mais estratégicos da empresa, deixando o gerenciamento da frota nas mãos de quem entende do assunto .Essa nova visão já está refletindo no mercado, que tem um crescimento médio de 12% ao ano.
As grandes empresas do mercado brasileiro de terceirização de frotas também possuem potencial para a evolução e consolidação dos negócios. Par afazeres sa análise, é preciso comparar o comportamento do segmento no Brasil e nos países desenvolvidos. Se, no Brasil, as perspectivas de aumento do volume de negócios envolvendo aluguel de veículos já são positivas, nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia, a tendência para o futuro também é semelhante.
As locadoras de automóveis norte-americanas constituem um dos mais importantes clientes damaiorindústria automobilística do mundo.
Segundo dados da Abrams Travel Data Services, consultoria especializada em locação de automóveis com sede no Estado de Nova York, a indústria de aluguel de automóveis movimenta nos Estados Unidos mais de US$ 20 bilhões e tem mais de 60 milhões de usuários. Há uma frota de cerca de dois milhões de automóveis e mais de 25 mil pontos de locação no mercado norte-americano. Cerca de 70% das locações estão relacionadas à terceirização de frotas.
Também por isso, as locadoras de automóveis norte-americanas constituem um dos mais importantes clientes da maior indústria automobilística do mundo. Durante toda a década de 1990 nos EUA, as vendas das montadoras para as locadoras de automóveis foram superiores a um milhão de veículos por ano. Estudos da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla) mostram que a terceirização de frotas pode garantir uma economia média de25%em2 4 meses para as empresas que optam por deixar de fazer a gestão dos veículos próprios.
No ano passado, no Brasil, o faturamento do setor foi de R$ 6,52 bilhões, com crescimento de 4,73% em relação ao ano anterior. Hoje, cerca de 70% das maiores empresas brasileiras possuem frota terceirizada.
Além da economia, a terceirização oferece uma série de vantagens como ar eduçã ode custos administrativos, a previsibilidade de despesas, o fim da desvalorização dos carros novos adquiridos e a possibilidade de investir o capital paraa aquisição de veículos emoutras áreas.
Com a terceirização, a empresa ainda transfere paraa locadora a responsabilidade por vários serviços, como a gestão de multa, troca de pneus e administração dos seguros dosveículos.
Apesar das diversas vantagens e do constante crescimento do setor nos últimos anos, esse é um mercado ainda pouco explorado no Brasil, mas as grandes empresas brasileiras de terceirização possuem um enorme potencial para evo lução e consolida ção .Os números compilados pela Abla revelam que a terceirização é a modalidade do futuro. Deixou de ser uma tendência para tornar-se uma realidade nas corporações.
BRASIL ECONÔMICO é uma publicação da Empresa Jornalística EconômicoS .A.
Fonte: Brasil Econômico – Impresso – Flip