ABLA atenderá imprensa sobre lançamentos do Salão do Automóvel
Durante todo o Salão Internacional do Automóvel, o presidente do Conselho Nacional da ABLA – Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, Paulo Nemer, estará à disposição da imprensa para avaliar os lançamentos que as montadoras estarão expondo no evento.
O setor de locação de automóveis é hoje o principal cliente da indústria automobilística, responsável pela compra de 8,35% do total de veículos 0 km vendidos anualmente no Brasil, conforme números do Censo ABLA 2014.
A frota (total de veículos do setor de locação) é de 529.890 automóveis. A maior parte é de modelos da Fiat (26,8%), seguida pela Volkswagen (21,2%), GM (14,4%), Renault (9,4%), Ford (7,4%) e Toyota (1,3%). As demais montadoras e importadoras somam juntas 19,2% dos automóveis da frota das locadoras no País.
Conforme a ABLA, os modelos populares são a maioria da frota do setor. De 2012 para 2013, houve aumento da participação de veículos econômicos (de 53% para 58%) e compactos (de 16% para 18%), e queda na proporção de veículos de luxo (de 10% para 6%) e de utilitários e vans (de 17% para 13%). A categoria Premium, que engloba os SUVs, ficou estável (variou de 4% para 5%).
O faturamento das locadoras de veículos atingiu R$ 6,52 bilhões no ano passado. Houve crescimento de 4,73% sobre o ano anterior. O número de locadoras no Brasil cresceu em 17,09%, de 2.217 para 2.596 empresas.