Blindagem em tampa elétrica do porta malas
Muitos proprietários que decidem blindar seu veículo com carroceria do tipo SUV (Sport Utility Vehicle) e que contam com o dispositivo elétrico de movimentação do porta malas, popularmente chamado de tampa elétrica traseira, esperam a manutenção desta funcionalidade após a aplicação da blindagem.
Com a substituição dos vidros originais por outros com propriedades balisticas, muito mais pesados, o mecanismo elétrico original que movimenta a tampa do porta malas acaba perdendo a sua capacidade funcional caso não haja algum tipo de modificação neste mecanismo.
Além dos novos vidros, a blindagem agrega à tampa do porta malas, a fibra de aramida e na maioria dos projetos, overlaps (elementos de sobreposição) em aço. Ou seja, considerável peso agregado.
Como mencionamos em outras matérias, um veículo blindado é um veículo transformado e portanto, não é mais um veículo com características originais. Mesmo assim, a manutenção da funcionalidade da tampa traseira elétrica é um item bastante desejado pelo proprietário.
Basicamente podemos dividir os sistemas de movimentação elétrica da tampa traseira em 2 modalidades: com mecanismo elétrico fixado junto à carroceria e com mecanismo elétrico conjugado com os amortecedores da tampa.
Para o sistema com mecanismo fixado à carroceria, a solução mais utilizada é a substituição ou repotencialização dos amortecedores mecânicos já existentes. Já para o sistema com mecanismo elétrico conjugado, a complexidade aumenta e encontramos mais de uma solução, sendo a mais interessante o acoplamento de um amortecedor mecânico ao conjunto, que resumidamente, compensa o peso agregado à tampa.
Feitas as considerações técnicas, o fator mais importante aos usuários de um blindado, é que sempre que observarem qualquer alteração no sistema de abertura da tampa do porta malas, imediatamente conduzam o veículo à blindadora de origem para os devidos ajustes e verificações. Jamais deve-se permanecer embaixo da tampa do porta malas aberta, sem antes conferir se a mesma encontra-se firme e não esteja movimentando ou cedendo.
O peso da tampa do porta malas blindada pode causar grave acidente se atingir uma pessoa por uma descida abrupta. Fique atento!
Fonte: PORTAL BLINDADOS