Locadoras poderão comprar carro com desconto nesta quarta-feira

O dinheiro do programa de incentivo à compra de carros pode acabar muito em breve.

 

Isso pode acontecer porque as grandes locadoras de veículos poderão, a partir desta quarta-feira (21), fazer pedidos às montadoras com o benefício tributário. E duas das maiores do Brasil confirmaram o interesse em antecipar compras para se beneficiar do incentivo do governo.

A medida provisória (MP) 1.175 que criou o benefício para compra de carros prevê que os 15 primeiros dias do programa serão exclusivamente para pessoas físicas. No caso dos ônibus e caminhões, o prazo é reservado para motoristas autônomos e pequenas empresas.

Esse prazo foi criado para tentar dar prioridade ao consumidor final — já que, no caso dos carros, as locadoras têm uma enorme interesse. Em 2022, o setor comprou nada menos que 600 mil veículos zero quilômetro. Ou seja, cerca de 30% de todos os carros licenciados no Brasil.

É por causa dessa grande capacidade — e interesse — de compra que o jogo pode mudar amanhã. Segundo a MP, a partir do 16º dia, todos os demais interessados poderão adquirir veículos com os benefícios do governo.

A CNN procurou três das maiores locadoras de veículos no Brasil. Duas anunciaram que querem comprar os carros com menos imposto.

Temos interesse

A Unidas diz que “tem interesse em adquirir veículos por meio do programa de benefícios tributários do governo e aguarda novos desdobramentos, considerando a verba remanescente destinada para a aquisição de automóveis”.

Para a empresa, a MP é “um movimento que fortalece a atuação das locadoras de veículos, o que contribui para o desenvolvimento do mercado e gera oportunidades de expansão”.

A Localiza tem posicionamento semelhante. A companhia diz que a compra de veículos no programa — com preços menores que os previstos no início do ano — poderá reduzir até o total de investimento em frota no ano.

“A eventual compra de carros com preço mais baixos poderá reduzir o volume do Capex (investimento) para crescimento”, cita a empresa em fato relevante.

Procurada, a Movida disse que não comentaria o tema.

E o preço do aluguel?

Se a leitora ou o leitor estiverem pensando que o aluguel dos carros poderá, pelo menos, ficar mais barato, é melhor mudar de ideia. Em fato relevante, a Localiza diz claramente que não deve reduzir as locações ao consumidor devido aos impostos menores.

“A companhia não espera, no momento, variações relevantes nos preços do aluguel em função da medida, considerando que o prazo dela é razoavelmente inferior ao ciclo do aluguel, de modo que não deve ser suficiente para impactar a visão do mercado com relação a precificação”, cita a empresa.

Locadoras poderão comprar carro com desconto nesta quarta-feira
plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.