Locadoras tentam resolver impasse sobre IPVA no STF

O IPVA, o imposto cobrado sobre veículos, virou um pandemônio tributário e jurídico.

Tramita no Supremo Tribunal Federal uma ação com repercussão geral que pode gerar um passivo bilionário para as empresas e, eventualmente, até para o condutor. O caso ficou tão confuso que o ministro André Mendonça, por cautela, mandou suspender os efeitos de todas as leis estaduais.

As locadoras, donas das maiores frotas no país, costumavam emplacar os veículos nos estados com a menor alíquota de IPVA. Foi assim, por exemplo, que Minas Gerais e Paraná passaram a atrair as sedes dessas empresas.

No entanto, os estados para onde os veículos eram posteriormente enviados –onde o IPVA é mais alto– passaram a cobrar a diferença. O que gerou o contencioso atual.

Segundo advogados envolvidos no processo, em São Paulo a situação chegou a tal ponto que uma legislação impôs penalidade ao condutor. Era obrigado a pagar a diferença do imposto de todos os veículos da locadora. Uma forma, ainda segundo os advogados, de inibir esse mercado. Tudo isso agora está suspenso. A expectativa das locadoras é que o caso volte à pauta do STF ainda neste ano.

Fonte: www1.folha.uol.com.br

Locadoras tentam resolver impasse sobre IPVA no STF

 

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.