Localiza foca em sustentabilidade com uso de energia solar fotovoltaica

Projeto de instalação de placas solares já ultrapassa a marca de 130 filiais beneficiárias

 

Comprometida com princípios de sustentabilidade, a Localiza encerrou o primeiro trimestre de 2021 com mais de 730 mil kWh de crédito de energia limpa em suas filiais. Representando um avanço de 88% em relação ao mesmo período no ano.

A empresa vem usando cada vez mais energia limpa como fonte de eletricidade em suas operações. Em janeiro de 2020, a locadora de veículos contava com 57 agências/lojas abastecidas por energia solar proveniente das fazendas ou de placas instaladas nos tetos das unidades. Em dezembro do mesmo ano, esse número saltou para 106.

O resultado é fruto do projeto solar da companhia, que conta com três fazendas solares nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco. Juntas, ocupam uma área de mais de 23.000 m2 e têm cerca de 3.520 placas no total.

A estimativa de geração total das fazendas é de mais de 1,8 milhão de kWh/ano.

Neste ano, a Localiza continua avançando com o projeto de instalação de placas solares nas unidades próprias. Já ultrapassa a marca de 130 filiais beneficiárias/geradoras.

“A Localiza tem princípios sólidos de sustentabilidade e uma destas vertentes é contribuir para uma matriz energética mais limpa. Desde 2017 temos ampliado a adoção de energia solar. E  no último ano, avançamos mais neste sentido”, explica o diretor executivo de Gente da Localiza, Daniel Linhares.

No ano passado, a Localiza definiu um novo indicador para o projeto. O Índice de Cobertura, que mede o percentual de energia limpa do total de energia consumida pela empresa. Considerando o consumo da plataforma, exceto a matriz que está no mercado livre de energia com fonte limpa, a companhia encerrou 2020 com 16,79% nesse índice. Montante 2.23 pontos percentuais acima do indicador de 2019, que foi de 14,65%.

Inciativas de Eficiência Energética

Todas as unidades realizam ações de conscientização e políticas para uso adequado da energia elétrica. Tais como uso de tecnologia LED, metas sobre consumo energético em contrato de gestão dos colaboradores, troca de ar-condicionado por modelos com tecnologia Inverter.  Também uso de timers para acendimento e desligamento automático da iluminação externa.

Outra ação que contribui para a sustentabilidade da companhia é a higienização a seco em toda a rede. A iniciativa reduziu o consumo médio de 30 litros de água para até 200ml em cada operação. Tais medidas resultou numa redução do consumo de água por frota de 24,4%, ao final de 2020, em comparação ao indicador de 2019.

Localiza foca em sustentabilidade

Fonte: infosolar.com

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.