Localiza líder no México
Localiza líder no México. Como essa perspectiva pode impulsionar a companhia.
A Localiza é a maior locadora de veículos do Brasil, com uma frota de 606,9 mil carros e uma fatia de 40% do mercado. Mas, segundo o Bradesco BBI, a companhia pode ir além, conquistar novos espaços e se tornar líder no México em pouco tempo, com o banco reforçando visão positiva para as ações. Os papéis contam com recomendação outperform (desempenho acima da média do mercado, equivalente à compra) para RENT3, apesar da queda recente na Bolsa e visão de uma pressão sobre a depreciação e as margens de vendas de carros usados no curto prazo.
“Vemos oportunidades para a Localiza continuar crescendo no Brasil com aluguel de veículos para pessoas físicas (Localiza Meoo) e para motoristas de aplicativos (Localiza Zarp). No entanto, a conclusão da fusão com a Unidas agregou capital humano para permitir à empresa explorar novas oportunidades de crescimento, como aluguel de caminhões (Localiza Pesados) e Localiza México. Temos grande convicção de que a Localiza pode destronar a Hertz e a Avis no México, tornando-se o maior player do país em um período de 5 anos”, apontam os analistas do BBI.
Os analistas avaliam que a Localiza tem todos os recursos, para liderar a transformação da indústria de aluguel de automóveis no México e não ter dificuldades para conquistar esse mercado.
Motivos
1) maior uso de tecnologia para aumentar a eficiência operacional, incluindo gestão de receitas, redução de custos e experiência do cliente; 2) acesso a capital para financiar este plano de crescimento; e 3) lançamento de novos produtos como Localiza Meoo e Localiza Zarp no México.
O banco estima que a Localiza México alcance uma frota de 61 mil carros até 2028 (sendo 28 mil para RAC e 33 mil Gestão de Frotas), com fatia de mercado de 14%, acima dos 921 carros no 3T23. A estratégia de crescimento poderia gerar R$ 16 bilhões em valor patrimonial, agregando R$ 15,30 por RENT3.
Espera também que a Localiza mantenha uma abordagem conservadora nos primeiros 2-3 anos de operação no México para compreender a dinâmica do mercado. Após esse período, projeta que a empresa acelere o crescimento para dominar o mercado. “Essa foi a abordagem com Localiza Meoo e Localiza Zarp”, aponta.
A Localiza não foi pioneira nesses dois produtos no Brasil, mas aproveitou a estratégia de fast-follower (estratégia em que se espera que um concorrente inove com sucesso antes de imitá-lo) para lançar uma versão melhor dos produtos existentes.
Em uma base consolidada, a visão do BBI é de que a Localiza México consumirá aproximadamente R$ 705 milhões por ano entre 2024 e 2028. E não deverá comprometer materialmente sua alavancagem financeira, uma vez que os retornos no México deverão aumentar. O BBI espera alavancagem financeira da Localiza em aproximadamente 2,9 vezes em 2024-2028.
“Mantemos nossa recomendação de compra e o preço-alvo de R$ 84,00, com base em: (i) as ações estarem negociando a um múltiplo P/L [preço sobre lucro]de 15,6 vezes para 2024, um desconto de 32% em comparação à média histórica; (ii) uma atraente expectativa de crescimento ponderado anual (CAGR) do lucro por ação de 20% entre 2024 e 2027; e (iii) o potencial da Localiza no México ainda não precificado”, afirma o BBI.
Fonte: infomoney.com.br
Localiza líder no México. Como essa perspectiva pode impulsionar a companhia