Montadoras apostam em aumento no compartilhamento de carros
Toda a indústria automotiva busca soluções para o futuro dos automóveis. A partir deste ponto, cada uma faz esforços em diversas áreas ao mesmo tempo. Há aquelas que priorizam em combustíveis alternativos, como a eletricidade e o hidrogênio, outras que estão desenvolvendo o carro que dirige sozinho. Fato é que todas se preocupam com os próximos anos.
Um dos mais ousados pontos de vista, porém, é a de que as pessoas passarão a compartilhar mais os automóveis, modificando a relação de posse com um carro, podendo provocar, como consequência, queda nas vendas.
O que poderia ser motivo para tirar o sono de qualquer executivo é tratado como oportunidade para algumas marcas. Ford e GM têm sinalizado que irão se transformar em empresas provedoras de soluções para que as pessoas cheguem de um lugar a outro, e não apenas fabricantes de um produto final.
Nesta quinta-feira (21), a GM anunciou a criação de uma marca para reunir os serviços de mobilidade ofercidos pelo grupo em parceria com empresas de tecnologia.
A Maven começa com carros compartilhados em Ann Arbor, Chicago e Nova York, nos Estados Unidos, além de Frankfurt e Berlim, na Alemanha. Neste sistema, o uso do carro é pago por hora, de US$ 6 a US$ 12 cada, dependendo do tipo de veículo, conforme o site da Maven.
Carro compartilhado
A Daimler, dona da Mercedes-Benz e da Smart, já possui uma empresa de compartilhamento de veículos, a Car2Go, que oferece aluguel de unidades do fortwo em 29 cidades da Europa e da América do Norte. O mesmo ocorre com a Fiat, que possui a Enjoy, empresa que atua na Itália com uma frota de 500 e 500L.
Já no início deste ano, a GM anunciou uma parceria com a Lyft, empresa que presta tipo de serviço semelhante ao Uber. A montadora fará investimentos de US$ 500 milhões, e terá uma cadeira no conselho da empresa.
A Lyft permite que pessoas que não possuem carro aluguem um, transportem outras pessoas e ganhem dinheiro com isso. Quem já tiver um carro, também pode se cadastrar e se tornar um motorista. Os carros que prestam serviços para a empresa são caracterizados com um “bigode” rosa fixado no para-choque do veículo.
Além do aporte em dinheiro, as duas empresas terão cooperação no desenvolvimento de veículos autônomos, motoristas da Lyft terão preferência de compra em modelos da GM e, após a compra, acesso aos serviços OnStar.
Já a Ford, principal concorrente da GM, vai em caminho semelhante. Entretanto, em vez de fechar parceria com alguma empresa, a montadora pretende criar seu próprio serviço de caronas pagas.
A ideia é começar a transportar passageiros com vans Transit na sede, em Dearborn, cidade próxima à Detroit. Após um período de testes, o serviço deve ser lançado comercialmente.
A ação é apenas uma das que serão adotadas pela Ford até 2020. Para se transformar em uma empresa de mobilidade, a Ford anunciou um investimento de US$ 4,5 bilhões. Parte deste valor será usado para ampliar a linha de veículos híbridos e elétricos.
Mesmo com ideias no sentido de ter cada vez mais carros compartilhados, as montadoras sabem que a mudança não ocorrerá em um prazo tão curto de tempo. “Nós queremos, mas não teremos isso em um futuro tão próximo. Muita gente ainda deseja ter o próprio carro”, afirmou Jon Lauckner, vice-presidente da GM e chefe do escritório de tecnologia da marca.
Queda consciente nas vendas
Com soluções de mobilidade em desenvolvimento, é possível imaginar que mais pessoas possam utilizar um mesmo veículo em momentos diferentes. Aplicando tal teoria em grande escala, não é difícil imaginar que as vendas possam começar a cair.
É justamente por isso que as montadoras têm se esforçado em abrir novos modelos de negócio. “Hoje, a relação é de carro e dono. Porém, isso irá mudar. As fabricantes não serão só fabricantes, serão empresas de mobilidade”, comentou Lauckner.
Durante o Salão de Detroit, a Ford anunciou outra iniciativa de compartilhamento de veículos. O chamado Ford Credit Link será um programa piloto de leasing coletivo de veículos. Grupos de três a seis pessoas poderão adquirir, juntas, um veículo da marca, e compartilhar o tempo de uso.
“Vemos um potencial de mudança, com várias pessoas compartilhando os custos e benefícios de um veículo, em vez de um só consumidor pagar por ele”, afirmou David McClelland, vice-presidente de Marketing e Vendas da Ford Credit.
Toda a administração do tempo de uso, bem como da manutenção, pagamentos e condições do carro poderão ser acessados por um aplicativo. O programa terá início na cidade de Austin, no Texas, e poderá ser expandido para outras localidades.
Autônomos em testes
Outra linha de desenvolvimento que a indústria trabalha é a de veículos autônomos. Enquanto algumas marcas já possuem tecnologias neste sentido (a Volvo lançou o S90, que pode dirigir sozinho em velocidades de até 130 km/h), outras ainda desenvolvem seus modelos.
De acordo com o executivo da GM, a empresa não fixou uma data para colocar nas lojas as primeiras unidades autônomas. Porém, há duas iniciativas que devem estrear em breve. Uma delas é o sistema semi-autônomo, chamado Super Cruise, que deve equipar a linha 2017 de modelos da Cadillac.
Com ele, o motorista poderá deixar a direção por conta do próprio veículo em estradas. Além disso, os veículos poderão transmitir informações para outros modelos e assim, se antecipar – e evitar – possíveis incidentes.
Ainda no final deste ano, a GM deve colocar nas ruas de seu centro de tecnologia, em Warren, uma frota de Volt autônomos. Além de servir como laboratório para o desenvolvimento da tecnologia, as unidades ainda serão veículos de apoio aos funcionários do local.
“Há pessoas que não podem dirigir, mas mesmo assim, necessitam de um veículo, como idosos”, completou o chefe de tecnologia da GM.
Por André Paixão, do Auto Esporte.