Multas: Notificação eletrônica passa a funcionar via internet
Usuário pode receber aviso de multas e pagar com até 40% de desconto. Veja como funciona a Notificação Eletrônica de Multas pelo aplicativo e pelo site
Divulgação – Usar o Sistema de Notificação Eletrônica permite saber quando o condutor foi autuado e pagar as multas com até 40% de desconto.
Antes disponível apenas por aplicativo no celular, o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) agora pode ser acessado através do site oficial. O SNE estreou em novembro de 2016 com a proposta de notificar o proprietário de um veículo que havia recebido uma multa, sem que tenha que esperar pelo comunicado enviado pelos correios. Sabendo antes da autuação, o usuário pode pagar a multa com desconto de até 40% do valor.
Assim como o serviço via aplicativo, o usuário pode cancelar o envio a qualquer momento, voltando a receber as notificações via Correios. Após receber o aviso, o proprietário pode acessar o site para visualizar todos os detalhes da infração, gerar o formulário de indicação de condutor (caso não tenha sido ele quem levou a multa) e pagar a autuação com desconto de 20% ou de 40% – caso escolha 40%, o proprietário terá que abrir mão da possibilidade de entrar com um recurso. Para o desconto continuar válido, a infração deve ser paga até o vencimento.
Restrições regionais
O Sistema de Notificação Eletrônica é uma boa ideia para o usuário, por ajudar a economizar na hora de pagar as infrações e agilizar o processo. No entanto, seu uso pelos órgãos governamentais é opcional. No momento, apenas o Detran dos estados de Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Santa Catarina, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Polícia Rodoviária Federal aderiram ao programa. Por ter participação voluntária, não há previsão de quando chegará a outros estados.
Fonte: Por |