Reciclar é preciso

Sabe aqueles velhos pneus substituídos da frota da sua locadora? Pois é. O que não passa de um material de descarte para os empresários do setor de locação, é matéria preciosa para a Racri Comércio e Transporte, a nova parceira do SINDLOC-MG.
Instalada na cidade de Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, a empresa tem capacidade de movimentar e beneficiar 2.500 toneladas de pneus inservíveis por mês.
“A gente quer conscientizar os empresários da importância da reciclagem e a Racri será o lugar onde todo o volume de pneu pode ser descartado”, explica Rejane Ribeiro, Gerente Executiva do SINDLOC-MG.
Segundo Marcelo Guadalupe, Gerente Geral da Racri, além de contribuir para proliferar doenças como dengue, zika e chikungunya, os pneus demoraram até 600 anos para degradar no meio ambiente. “Por isso, a gente coleta, tritura e transforma os pneus em granulados e em pó que são usados como matéria prima para fabricação de asfalto ecológico, solados de sapatos, pisos de borracha e amortecedor para grama sintética”, explica Marcelo.
De acordo com a Associação Nacional das Indústria de Pneumáticos – Anip, mais de 230 mil toneladas de pneus foram reciclados só no primeiro semestre de 2015. O Brasil é um dos países que mais recicla no mundo. Ainda assim, segundo Marcelo, existe pouco estímulo para essa indústria. “O Brasil está no caminho certo na reciclagem dos pneus inservíveis, mas ainda há muito que fazer. Faltam incentivos para os recicladores e informações para os geradores deste resíduo”, opina.
Para facilitar, será da Racri a responsabilidade da coleta. “A gente vai buscar os resíduos em um raio de até 300 quilômetros da grande BH, porém solicitamos as empresas que acumulem pneus suficiente para fazer uma carga completa”, diz Marcelo.
Para doar, basta entrar em contato com a Racri e solicitar a coleta. Os telefones são
31.3304-9090 e 31.98511-1990. Acesse www.racri.com.br.
SOBRE A RACRI
A Racri é uma empresa fundada em 1999 que tinha como principal atividade a reciclagem de sucatas metálicas oriundas da indústria de auto peças. Em 2006 começou a atuar na reciclagem de pneus. Instalada na cidade de Betim em uma área própria de 14.000m2, a Racri tem capacidade de movimentar e beneficiar 2.500 toneladas de pneus inservíveis por mês.
Da Revista SINDLOC-MG.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.