Tecnologia inédita na América Latina agiliza retirada de carro em locadora
Já imaginou entrar em uma agência de aluguel de carros e sair dirigindo o veículo sem passar pelo balcão de atendimento da empresa? A maior rede de aluguel de carros da América Latina, a Localiza, está desenvolvendo uma tecnologia que vai tornar esse processo uma realidade. Em menos de um minuto, por meio de um aplicativo de celular, o cliente faz o check-in, informando a chegada à agência. Em seguida, a ferramenta aponta a localização exata do carro com detalhes como número da vaga, placa do veículo e a foto do modelo escolhido. Quando o cliente chega à vaga determinada, aparecerá na tela o botão “abrir o carro” que, quando acionado, abre o veículo automaticamente. As chaves e o documento estarão no porta-luvas e o cliente já pode sair dirigindo.
Segundo Guilherme Braz , diretor de Experiência do Cliente e Pricing da Localiza, a tecnologia, que é inédita na América Latina e utilizada apenas em outros dois países no mundo, é a mais recente iniciativa de um grande programa de melhoria da experiência do cliente. “A Localiza reconhece que a inovação é um fator determinante para atrair e reter clientes. Por isso, buscamos sair sempre na frente na oferta de produtos e serviços que proporcionem mais agilidade e simplicidade na locação de carros, dando mais liberdade de escolha e autonomia a nossos clientes. A ferramenta de locação totalmente digital pretende transformar o panorama de aluguel de carros no país e acreditamos que o veículo alugado se tornará uma opção de mobilidade ainda mais interessante. Queremos surpreender e fidelizar o nosso cliente”, explica Braz.
“No momento, estamos em uma etapa de piloto com mais de 10 veículos, convidando um grupo selecionado de clientes de Belo Horizonte e São Paulo para experimentar o novo serviço. Estamos adotando o processo de cocriação com os clientes, pois são aqueles que utilizam o serviço e desta forma a solução fica muito mais ajustada às suas necessidades. Buscamos entender os desejos e demandas dos consumidores para melhorar a experiência em aluguel de carros. A aprovação do serviço tem sido excepcional até agora”, comenta Guilherme Braz.
A reserva do carro pode ser feita por diversos canais – inclusive pelo APP da Localiza. O processo de devolução do veículo, que já é digital, fecha todo o ciclo de experiência, com o máximo de agilidade.
Há 43 anos no mercado, a Localiza se destaca como a maior locadora de carros da América Latina: são 564 pontos de atendimento distribuídos nas principais cidades e aeroportos de seis países e mais de 136 mil carros disponíveis para locação. A Localiza conta com soluções e produtos que garantem mais agilidade aos clientes no processo de locação dos carros. Com garantia de segurança e qualidade, a Empresa oferece um mix variado de modelos de carros – de econômicos até vans, caminhonetes e blindados-, atendendo seus clientes em qualquer tipo de necessidade. Em 2016, a Companhia foi reconhecida em diversos prêmios, sendo eleita destaque no tema “Ética e Transparência” do Guia Exame de Sustentabilidade e também a vencedora da categoria “Locadora de veículos” do “Prêmio Época Reclame Aqui – As Melhores empresas para o Consumidor”.
Fonte: Terra