Unidas investe na assistência a pessoas em situação de rua

Um dos grandes problemas enfrentados hoje no Brasil é a questão das pessoas em situação de rua. Uma estimativa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no ano de 2016 mostra que existem cerca de 101.854 pessoas vivendo em situação de rua no Brasil, mas é provável que hoje este número seja muito maior. O Censo 2019 aponta que a população de rua aumentou 53% em 4 anos na cidade de São Paulochegando a 24.344 pessoas só na capital paulista.

Além da falta de moradia, alimentação e condições de higiene, essas pessoas também sofrem ao se tornarem invisíveis em meio à correria das grandes cidades. Falta casa e comida, mas também falta afeto e acolhimento a quem mais precisa.

Reconhecemos que este é um grande sinal das desigualdades sociais do nosso país e decidimos fazer a nossa parte para proporcionar alguma dignidade e melhores condições de vida para essas pessoas. Passamos a estruturar e intensificar diversas ações de suporte e assistência direcionada a pessoas em situação de rua que vamos detalhar a seguir. Acompanhe:

Campanha do Agasalho Unidas

Iniciativa que envolve as doações e trabalho voluntário dos nossos colaboradores, a Campanha do Agasalho se intensifica nesta época do ano com a baixa das temperaturas. Em 2019, a Unidas recolheu doações e distribuiu 770 kits contendo chinelos, creme dental e outros itens de higiene pessoal. Para cada kit arrecadado, a Unidas doou também uma manta. As entregas foram feitas por colaboradores voluntários. As ações foram realizadas em parceria com a Organização de Reintegração e Estímulo à Socialização (ORES) no Rio de Janeiro, além de São Paulo e Belo Horizonte junto à instituição Banho de Amor.

Em 2020 a Campanha do Agasalho Unidas ganhou mais força e foi realizada em Brasilia, Vitória, Goiânia, Belo Horizonte, Curitiba, Maringá, Londrina, Sarandi, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Ribeirão Preto, levando mais conforto e calor humano a 2.138 pessoas em situação de rua.

A estratégia da parceria com essas instituições, além de fortalecer o seu trabalho, amplia os resultados das nossas ações, tornando possível alcançar mais pessoas que precisam de auxílio urgente.

Projeto Banho de Amor

Seguindo a nossa parceria com as instituições, também participamos do projeto Banho de Amor com a doação de uma das carretinhas de transporte de banheiros itinerantes. Esses banheiros são levados às praças de Belo Horizonte para proporcionar às pessoas em situação de rua condições básicas de higiene, com o objetivo de aumentar a dignidade e autoestima dessas pessoas para viabilizar a sua reinserção na sociedade.

O projeto Banho de Amor oferece, além da oportunidade de tomar um banho, consultas médicas, odontológicas, corte de cabelo, de barba e alimentação para as pessoas que vivem sem um lar nas ruas da capital mineira. As ações ocorrem às terças-feiras na Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte.

Palavras que aquecem o coração

Junto dos kits doados, os colaboradores da Unidas enviam mensagens de amor e solidariedade, que escrevem com suas próprias palavras. Além de contribuir ativamente com as nossas ações, utilizando horas dentro do seu expediente de trabalho como parte da nossa política de incentivo ao trabalho voluntário, são todos incentivados a deixar uma palavra de afeto para aqueles que estão recebendo os kits e os cuidados das instituições.

Fonte: https://frotas.unidas.com.br/blog/unidas-assistencia-pessoas-em-situacao-de-rua/?utm_source=linkedin&utm_medium=social&utm_campaign=Responsabilidade%20Social%20Corporativa&utm_content=Unidas%20investe%20na%20assist%C3%AAncia%20a%20pessoas%20em%20situa%C3%A7%C3%A3o%20de%20rua

 

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.