Yes completa 20 anos de conquistas
Em maio de 2014, a Yes Aluguel de Carros comemora 20 anos de atividades. Nesse espaço de tempo a rede conquistou inúmeros prêmios e apresenta um forte crescimento no setor em que atua. Está entre as quatro principais redes de aluguel de veículos do País, com o diferencial de ser a única que trabalha exclusivamente com o sistema de franquias, sem possuir lojas próprias.
A Yes cresceu 11% em 2013, na comparação com 2012. O crescimento médio da rede tem ficado entre 10% e 15% ao ano. E para 2014, a meta é crescer, no mínimo, 10%. A rede conta com mais de 90 franquias espalhadas pelo País e uma frota média de três mil veículos. Segundo Raimundo Nonato de Castro Teixeira, Diretor Executivo da Yes, “a rede está em plena fase de expansão e temos a expectativa de chegar a 150 franquias em cinco anos”.
A empresa tem como política de destaque o apoio total aos franqueados, que contam com um Conselho próprio – existente há 17 anos e formado por eles mesmos. Outro importante diferencial é o rodízio da presidência do Conselho por região. O conhecimento do mercado das lideranças de diferentes lugares do País contribui para o crescimento da rede como um todo.
Por sete anos seguidos, inclusive 2014, a rede foi contemplada com o Selo de Excelência em Franchising, concedido pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). Em outras quatro ocasiões (2004, 2007, 2011 e 2013), a Yes foi eleita a melhor franquia do setor de veículos pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN). Para Raimundo, “esses prêmios atestam a credibilidade conquistada pela rede junto aos seus franqueados e clientes e nos impulsionam a seguir adiante em nossa estratégia de crescimento”.
De cara nova e pronta para o futuro
Um dos destaques na trajetória da rede é a mudança no perfil dos franqueados, que nos últimos anos tem ficado cada vez mais jovem. De acordo com Raimundo, “a média geral é de 35 anos, porém, alguns franqueados são bem mais jovens”. Dessa forma, a Yes aplica em suas práticas mercadológicas uma das principais características dessa nova geração, que é o uso da tecnologia e a busca pela inovação.
Segundo o Diretor, o mercado de locação ainda tem muito a evoluir no Brasil. “O principal desafio é disseminar a ‘cultura do aluguel de carros’ no País, que ainda não é amplamente difundida em certas regiões”. Já a solidez conquistada pelo mercado de franquias, para ele, é incontestável. “É evidente o alto crescimento do setor a cada ano e é preciso mantê-lo nesse ritmo”, diz.
Em ano de Copa do Mundo, a rede destaca que, embora o evento gere novos negócios, o mercado de locação de veículos já é altamente demandante e que crescimento está mais condicionado a fatores como o desempenho da economia. “O País se encontra em um cenário muito instável”, diz Raimundo. Porém, o executivo define que a solidez conquistada pela marca Yes e o “acreditar” no negócio ao qual se dedica são as principais “chaves” para o crescimento contínuo da rede.
Sobre a Yes
Desde 1994, a Yes Aluguel de Carros atua no setor de locação de automóveis e, hoje, está entre as quatro maiores redes do setor no País. Tem como grande diferencial o fato de operar exclusivamente por meio de franquias, sem possuir lojas próprias. A rede, com mais de 90 unidades em todo o País, conta com cerca de 3.500 veículos, que atendem locações diárias, mensais e terceirização de frotas. Tem sua sede em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Fonte: RAF Comunicação