BMW iniciará vendas diretas na Europa a partir de 2027

BMW iniciará vendas diretas na Europa a partir de 2027, incentivada pelo sucesso que a MINI está tendo com o modelo de agência

Traduzida das fontes: Automotive News Europe (em inglês) e BMWBLOG

A BMW planejava adotar o modelo da agência na Europa no próximo ano, mas o lançamento foi adiado para 2027. Isso não significa que a empresa está tendo dúvidas. Na verdade, é exatamente o oposto. A introdução de vendas diretas para a MINI no ano passado em vários países europeus tem sido um sinal encorajador de que também funcionará para a marca principal.

Em entrevista à Automotive News Europe, Jochen Goller, membro do conselho da BMW, expressou confiança na mudança: “Estamos honestamente ainda mais convencidos do que antes de que essa é a abordagem certa”. Embora as “vendas diretas” possam soar como cortar o intermediário, as concessionárias ainda desempenham um papel. As lojas físicas atuam como intermediários, mas não são mais parceiros contratuais.

O modelo de agência traz preços fixos para clientes em cada país e comissões fixas para os varejistas.

Como resultado, a pechincha desaparece, já que a montadora, e não o revendedor, possui os carros e controla os preços. As vendas diretas melhoram a transparência no processo de compra, economizando custos consideráveis das montadoras. Em teoria, é uma vitória para todos: a BMW reduz despesas, os clientes desfrutam de preços claros e consistentes e os parceiros de varejo ainda ganham dinheiro em cada transação.

Poucos se lembram, mas a BMW não é estranha ao modelo de agência. Foi um dos primeiros adotantes na primeira metade da década de 2010 com os lançamentos do i3 e i8. Avanço para 2020, a África do Sul tornou-se um mercado piloto para uma plataforma de vendas digitais, ajudando a empresa a se preparar para uma adoção mais ampla das vendas diretas na Europa. Quanto aos Estados Unidos, isso não vai acontecer. Os obstáculos legais são simplesmente grandes demais. Muitos estados proíbem expressamente as vendas diretas, tornando o modelo de agência inviável na América do Norte.

Explicando o atraso europeu, um porta-voz da BMW disse à Automotive News Europe em um e-mail:

“Temos revisado a sequência de ramp-up e go-to-market para a BMW, fazendo pequenos ajustes no cronograma geral para garantir uma implementação rápida e um nível de referência de excelência operacional. O cronograma exato para o lançamento em mercados individuais será anunciado em uma data posterior, conforme planejado.

 

BMW iniciará vendas diretas na Europa a partir de 2027, incentivada pelo sucesso que a MINI está tendo com o modelo de agência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.